CBO 3322-05 - Professor prático no ensino profissionalizante

Entenda o que fazem os professores práticos no ensino profissionalizante no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor prático no ensino profissionalizante e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor prático no ensino profissionalizante

Ministra aulas em programas de formação profissional – para qualificação, aperfeiçoamento e especialização de profissionais -, aplicando técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, estimulando, nos alunos, a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe, e realizando avaliação dos alunos. Planeja processo de ensino e aprendizagem e elabora planos de ensino, com base nos planos de curso definidos pela instituição de ensino. Programa atividades, como visita a feiras e exposições de produtos. Realiza registros e elabora documentações técnicas. Atua considerando legislação educacional e trabalhista e cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Elabora o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, selecionando o conteúdo a ser desenvolvido, a partir da análise do programa ou plano de curso de formação profissional. Define as estratégias de ensino, de tal modo a estabelecer as relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. Define as estratégias e os critérios para avaliação e autoavaliação dos alunos. Seleciona – e, se necessário, elabora - recursos didáticos-pedagógicos, tais como apostilas, livros, peças de demonstração, simuladores de processos, entre outros. Prevê ações, estratégias e atividades para recuperação da aprendizagem. Estabelece o cronograma de desenvolvimento das aulas. Elabora planos de ensino.

Prepara o ambiente - oficina, laboratório, sala de aula ou outro local - para desenvolvimento das aulas. Verifica a disponibilidade dos materiais e insumos necessários. Em oficinas e locais similares, examina as condições operacionais de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, verifica a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, e confirma a existência de sinalização de segurança.

Ministra aulas, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, de acordo com o plano de ensino, para atingir os objetivos previstos. Realiza demonstração de operações e de procedimentos técnicos da área ocupacional. Propõe o desenvolvimento de exercícios e atividades de caráter teórico e prático. Faz mediação da aprendizagem para a efetivação de desempenhos referentes a saber pensar, saber fazer e saber ser e agir. Incentiva a participação dos alunos nas atividades. Verifica o nível de entendimento do conteúdo pelos alunos e soluciona dúvidas.

Propõe desafios, estudo de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos. Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.

Aborda com alunos temas referentes a postura profissional e pessoal, valores e princípios, tais como ética, respeito à diversidade, responsabilidade, rigor técnico, entre outros.

Programa atividades extracurriculares, como visitas a feiras e exposições, palestras e campanhas educativas.

Avalia o desempenho dos alunos, aplicando as funções diagnóstica, formativa e somativa da avaliação. Preenche instrumentos e cumpre a sistemática de registro dos resultados avaliativos. Analisa os resultados obtidos tendo em vista replanejamento e redirecionamentos no processo de ensino e aprendizagem. Identifica alunos com necessidade de recuperação da aprendizagem e propõe estratégias para períodos de estudo.

Realiza pesquisas de atualização, inovações e tendências da área tecnológica, referentes a produtos, processos, máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais. Mantém-se atualizado em relação a metodologias, práticas didático-pedagógicas e conteúdo formativo do curso. Pode propor adequações em leiautes de oficinas, laboratórios e salas de aula convencionais.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Pode prestar assessoria e consultoria técnicas.

Elabora e preenche documentações técnicas, tais como relatórios técnicos e de ocorrências, registros de frequência e aproveitamento de alunos, resultados de acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem, pareceres técnicos, solicitação de manutenção e de compra de materiais e insumos, entre outras.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela preservação, acondicionamento, guarda, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho. Pode realizar reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos.

Controla desperdícios de materiais, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação, de acordo com normas ambientais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO DESENHO TÉCNICO GERAL 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE PROTÓTIPOS 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE LEIAUTES 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 5 5 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 4
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 5 5 5
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 3
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL METODOLOGIA DE PROJETOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS 2 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE POSTURA PROFISSIONAL E PESSOAL, VALORES E PRINCÍPIOS (ÉTICA, RESPEITO À DIVERSIDADE, RESPONSABILIDADE, RIGOR TÉCNICO, ENTRE OUTROS) PARA O ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MATERIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DE MATERIAIS E INSUMOS UTILIZADOS EM PROCESSOS - DE ACORDO COM A SUA ÁREA TECNOLÓGICA - E NAS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LUBRIFICAÇÃO 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL TIPOS DE MANUTENÇÃO 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E MÉTODOS BÁSICOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS E INSTALAÇÕES UTILIZADOS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 4 5 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS MATERIAIS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NOVOS PRODUTOS 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE ITINERÁRIO PROFISSIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS SEGURANÇA DO ALUNO 5 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL LOUSA DIGITAL 3 3 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES 2 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - VISITAS TÉCNICAS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM AMBIENTES DIVERSOS 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AÇÃO DOCENTE EM LABORATÓRIO DE ENSINO PROFISSIONAL 5 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AÇÃO DOCENTE EM OFICINA DE ENSINO PROFISSIONAL 5 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM ENSINO PROFISSIONAL 4 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL RECURSOS DIDÁTICOS EM ENSINO PROFISSIONAL (EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS ETC.) 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS, MÉTODOS, NORMAS TÉCNICAS E PROCESSOS ESPECÍFICOS - DE ACORDO COM A ÁREA PROFISSIONALIZANTE - PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO 5 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 2 2 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 5 5 5
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL REALIDADE AUMENTADA EM ATIVIDADES DE ENSINO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL REALIDADE VIRTUAL EM ATIVIDADES DE ENSINO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ARMAZENAMENTO EM NUVEM PARA MATERIAIS DIDÁTICOS 3 3 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PLATAFORMAS GAMIFICADAS 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 2 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor junto à comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são os cargos listados do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático- pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • executar atividades administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar os alunos;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • acolher o aluno;
  • ministrar aulas;
  • preparar aula;
  • educar alunos;
  • planejar atividades;
  • demonstrar autocontrole;
  • estudar conteúdos;
  • demonstrar práticas profissionais;
  • expor conteúdo teórico, técnico e prático;
  • definir conteúdo programático do curso;
  • demonstrar criatividade;
  • programar atividades curriculares e extra curriculares;
  • prestar assessoria técnica;
  • demonstrar auto-confiança;
  • estruturar conteúdo;
  • avaliar o desempenho do aluno - teórico, prático, comportamental;
  • procurar oportunidades de colocação do aluno - estágio e emprego;
  • debater conteúdos, temas, assuntos específicos;
  • apresentar o regulamento da entidade;
  • corrigir provas;
  • apresentar oficina e equipamentos de trabalho;
  • apresentar o curso;
  • elaborar roteiro de aula;
  • solicitar material para setor administrativo;
  • preparar equipamentos, ferramentas e materiais;
  • ensinar noções de higiene e segurança do trabalho;
  • cumprir horários;
  • demonstrar responsabilidade;
  • montar e desmontar máquinas;
  • encaminhar documentos para a secretaria;
  • catalogar produtos;
  • arrumar a sala e oficina de aula;
  • demonstrar agilidade física e mental;
  • apresentar instituição de ensino;
  • demonstrar entusiasmo;
  • armazenar material;
  • fabricar peças e produtos;
  • registrar presença e notas dos alunos;
  • avaliar o curso;
  • elaborar instrumentos de avaliação - prática, teórica, oral;
  • demonstrar firmeza;
  • definir matérias-primas, equipamentos e ferramentas;
  • diagnosticar nível do aluno - pré-avaliação;
  • pintar sala e oficina de aula;
  • ministrar aulas de reforço - ensino fundamental;
  • estabelecer normas de conduta;
  • visitar feiras e exposições;
  • orientar sobre educação sexual;
  • fotografar atividades e produtos;
  • definir metodologia;
  • promover a integração do grupo de alunos a instituição;
  • estudar técnicas de produção;
  • executar pequenos reparos;
  • definir método de avaliação;
  • organizar eventos - feiras, exposições, bazares;
  • estudar formas e formatos dos produtos - design;
  • revisar noções do ensino fundamental;
  • limpar sala de aula e oficina;
  • estimar recursos para o curso - financeiros, humanos e materiais;
  • limpar equipamentos;
  • orientar sobre normas de segurança no trabalho;
  • convidar palestrantes;
  • supervisionar a fabricação de peças pelos alunos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • apresentar materiais e ferramentas;
  • orientar para utilização de epi;
  • apresentar grupo e equipe de professores;
  • orçar custo de materiais e outras despesas;
  • avaliar os produtos fabricados pelos alunos;
  • encaminhar para outros cursos;
  • acompanhar o desempenho do aluno;
  • participar de reuniões - com administração, alunos, pais, coordenação, comunidade;
  • estabelecer plano de aula, trabalho;
  • demonstrar sensibilidade;
  • redigir textos;
  • estudar coreografias;
  • comprar material;
  • demonstrar dinamismo;
  • aconselhar os alunos;
  • orientar sobre postura profissional;
  • pesquisar produtos e bibliografia;
  • controlar o estoque de materiais;
  • demonstrar atenção concentrada;
  • orientar para elaboração de currículo do aluno;
  • ensinar cálculos técnicos;
  • demonstrar versatilidade;
  • demonstrar técnicas;
  • certificar os alunos;
  • acompanhar ex-alunos;
  • elaborar relatórios - aula, fotográfico;
  • preencher formulários;
  • pesquisar novas tendências de mercado;
  • desenvolver atividades individuais e de grupo para alunos;
  • desenhar o leiaute da sala e/ou oficina de aula;
  • adequar conteúdo;
  • definir objetivos;
  • desenvolver dinâmicas de grupo;
  • orientar sobre cidadania, ética e meio ambiente;
  • aplicar exercícios práticos para avaliação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar atenção difusa;
  • providenciar recursos didáticos - audiovisuais, textos, materiais etc.;
  • montar acervo técnico;
  • selecionar material a ser utilizado - matéria prima;
  • orientar sobre prevenção às drogas;
  • elaborar exercícios de avaliação;
  • providenciar material a ser utilizado;
  • estimar os insumos necessários para o curso;
  • ensinar técnicas de orçamento - custo, projeto de orçamento;
  • inventariar ferramentas;
  • esclarecer dúvidas;
  • elaborar material didático - fichas técnicas, apostilas, fichas de produto etc.;
  • manter máquinas, equipamentos e ferramentas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3322-05

CBO 3322-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor prático no ensino profissionalizante que pertence ao grupo dos professores práticos no ensino profissionalizante, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores leigos no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores práticos no ensino profissionalizante

Nenhum CBO relacionado encontrado.