CBO 3322-05 - Professor prático no ensino profissionalizante
Entenda o que fazem os professores práticos no ensino profissionalizante no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor prático no ensino profissionalizante e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor prático no ensino profissionalizante
Ministra aulas em programas de formação profissional – para qualificação, aperfeiçoamento e especialização de profissionais -, aplicando técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, estimulando, nos alunos, a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe, e realizando avaliação dos alunos. Planeja processo de ensino e aprendizagem e elabora planos de ensino, com base nos planos de curso definidos pela instituição de ensino. Programa atividades, como visita a feiras e exposições de produtos. Realiza registros e elabora documentações técnicas. Atua considerando legislação educacional e trabalhista e cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara o ambiente - oficina, laboratório, sala de aula ou outro local - para desenvolvimento das aulas. Verifica a disponibilidade dos materiais e insumos necessários. Em oficinas e locais similares, examina as condições operacionais de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, verifica a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, e confirma a existência de sinalização de segurança.
Ministra aulas, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, de acordo com o plano de ensino, para atingir os objetivos previstos. Realiza demonstração de operações e de procedimentos técnicos da área ocupacional. Propõe o desenvolvimento de exercícios e atividades de caráter teórico e prático. Faz mediação da aprendizagem para a efetivação de desempenhos referentes a saber pensar, saber fazer e saber ser e agir. Incentiva a participação dos alunos nas atividades. Verifica o nível de entendimento do conteúdo pelos alunos e soluciona dúvidas.
Propõe desafios, estudo de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos. Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe.
Aborda com alunos temas referentes a postura profissional e pessoal, valores e princípios, tais como ética, respeito à diversidade, responsabilidade, rigor técnico, entre outros.
Programa atividades extracurriculares, como visitas a feiras e exposições, palestras e campanhas educativas.
Avalia o desempenho dos alunos, aplicando as funções diagnóstica, formativa e somativa da avaliação. Preenche instrumentos e cumpre a sistemática de registro dos resultados avaliativos. Analisa os resultados obtidos tendo em vista replanejamento e redirecionamentos no processo de ensino e aprendizagem. Identifica alunos com necessidade de recuperação da aprendizagem e propõe estratégias para períodos de estudo.
Realiza pesquisas de atualização, inovações e tendências da área tecnológica, referentes a produtos, processos, máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais. Mantém-se atualizado em relação a metodologias, práticas didático-pedagógicas e conteúdo formativo do curso. Pode propor adequações em leiautes de oficinas, laboratórios e salas de aula convencionais.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas. Pode prestar assessoria e consultoria técnicas.
Elabora e preenche documentações técnicas, tais como relatórios técnicos e de ocorrências, registros de frequência e aproveitamento de alunos, resultados de acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem, pareceres técnicos, solicitação de manutenção e de compra de materiais e insumos, entre outras.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Zela pela preservação, acondicionamento, guarda, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho. Pode realizar reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Controla desperdícios de materiais, separando sobras de materiais para reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação, de acordo com normas ambientais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE PROTÓTIPOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE LEIAUTES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO TRABALHISTA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | DIDÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GESTÃO DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE POSTURA PROFISSIONAL E PESSOAL, VALORES E PRINCÍPIOS (ÉTICA, RESPEITO À DIVERSIDADE, RESPONSABILIDADE, RIGOR TÉCNICO, ENTRE OUTROS) PARA O ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DE MATERIAIS E INSUMOS UTILIZADOS EM PROCESSOS - DE ACORDO COM A SUA ÁREA TECNOLÓGICA - E NAS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E MÉTODOS BÁSICOS DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS E INSTALAÇÕES UTILIZADOS NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA PROFISSIONAL DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS PRODUTOS | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ORIENTAÇÃO AO ALUNO SOBRE ITINERÁRIO PROFISSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | SEGURANÇA DO ALUNO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS | TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | LOUSA DIGITAL | 3 | 3 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | CONSTRUÇÃO DE SIMULADORES | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | ELABORAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | JOGOS EDUCACIONAIS (INCLUSIVE DIGITAIS) | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - VISITAS TÉCNICAS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM AMBIENTES DIVERSOS | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR | LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AÇÃO DOCENTE EM LABORATÓRIO DE ENSINO PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AÇÃO DOCENTE EM OFICINA DE ENSINO PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO EM ENSINO PROFISSIONAL | 4 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | METODOLOGIA DO ENSINO PROFISSIONAL | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | RECURSOS DIDÁTICOS EM ENSINO PROFISSIONAL (EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS ETC.) | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTRUTORIA DE ENSINO PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS, MÉTODOS, NORMAS TÉCNICAS E PROCESSOS ESPECÍFICOS - DE ACORDO COM A ÁREA PROFISSIONALIZANTE - PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM | UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | REALIDADE AUMENTADA EM ATIVIDADES DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TECNOLOGIA EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | REALIDADE VIRTUAL EM ATIVIDADES DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | ARMAZENAMENTO EM NUVEM PARA MATERIAIS DIDÁTICOS | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS E DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL | PLATAFORMAS GAMIFICADAS | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor junto à comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são os cargos listados do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático- pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar atividades administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar os alunos;
- organizar ambiente de trabalho;
- acolher o aluno;
- ministrar aulas;
- preparar aula;
- educar alunos;
- planejar atividades;
- demonstrar autocontrole;
- estudar conteúdos;
- demonstrar práticas profissionais;
- expor conteúdo teórico, técnico e prático;
- definir conteúdo programático do curso;
- demonstrar criatividade;
- programar atividades curriculares e extra curriculares;
- prestar assessoria técnica;
- demonstrar auto-confiança;
- estruturar conteúdo;
- avaliar o desempenho do aluno - teórico, prático, comportamental;
- procurar oportunidades de colocação do aluno - estágio e emprego;
- debater conteúdos, temas, assuntos específicos;
- apresentar o regulamento da entidade;
- corrigir provas;
- apresentar oficina e equipamentos de trabalho;
- apresentar o curso;
- elaborar roteiro de aula;
- solicitar material para setor administrativo;
- preparar equipamentos, ferramentas e materiais;
- ensinar noções de higiene e segurança do trabalho;
- cumprir horários;
- demonstrar responsabilidade;
- montar e desmontar máquinas;
- encaminhar documentos para a secretaria;
- catalogar produtos;
- arrumar a sala e oficina de aula;
- demonstrar agilidade física e mental;
- apresentar instituição de ensino;
- demonstrar entusiasmo;
- armazenar material;
- fabricar peças e produtos;
- registrar presença e notas dos alunos;
- avaliar o curso;
- elaborar instrumentos de avaliação - prática, teórica, oral;
- demonstrar firmeza;
- definir matérias-primas, equipamentos e ferramentas;
- diagnosticar nível do aluno - pré-avaliação;
- pintar sala e oficina de aula;
- ministrar aulas de reforço - ensino fundamental;
- estabelecer normas de conduta;
- visitar feiras e exposições;
- orientar sobre educação sexual;
- fotografar atividades e produtos;
- definir metodologia;
- promover a integração do grupo de alunos a instituição;
- estudar técnicas de produção;
- executar pequenos reparos;
- definir método de avaliação;
- organizar eventos - feiras, exposições, bazares;
- estudar formas e formatos dos produtos - design;
- revisar noções do ensino fundamental;
- limpar sala de aula e oficina;
- estimar recursos para o curso - financeiros, humanos e materiais;
- limpar equipamentos;
- orientar sobre normas de segurança no trabalho;
- convidar palestrantes;
- supervisionar a fabricação de peças pelos alunos;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- apresentar materiais e ferramentas;
- orientar para utilização de epi;
- apresentar grupo e equipe de professores;
- orçar custo de materiais e outras despesas;
- avaliar os produtos fabricados pelos alunos;
- encaminhar para outros cursos;
- acompanhar o desempenho do aluno;
- participar de reuniões - com administração, alunos, pais, coordenação, comunidade;
- estabelecer plano de aula, trabalho;
- demonstrar sensibilidade;
- redigir textos;
- estudar coreografias;
- comprar material;
- demonstrar dinamismo;
- aconselhar os alunos;
- orientar sobre postura profissional;
- pesquisar produtos e bibliografia;
- controlar o estoque de materiais;
- demonstrar atenção concentrada;
- orientar para elaboração de currículo do aluno;
- ensinar cálculos técnicos;
- demonstrar versatilidade;
- demonstrar técnicas;
- certificar os alunos;
- acompanhar ex-alunos;
- elaborar relatórios - aula, fotográfico;
- preencher formulários;
- pesquisar novas tendências de mercado;
- desenvolver atividades individuais e de grupo para alunos;
- desenhar o leiaute da sala e/ou oficina de aula;
- adequar conteúdo;
- definir objetivos;
- desenvolver dinâmicas de grupo;
- orientar sobre cidadania, ética e meio ambiente;
- aplicar exercícios práticos para avaliação;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar atenção difusa;
- providenciar recursos didáticos - audiovisuais, textos, materiais etc.;
- montar acervo técnico;
- selecionar material a ser utilizado - matéria prima;
- orientar sobre prevenção às drogas;
- elaborar exercícios de avaliação;
- providenciar material a ser utilizado;
- estimar os insumos necessários para o curso;
- ensinar técnicas de orçamento - custo, projeto de orçamento;
- inventariar ferramentas;
- esclarecer dúvidas;
- elaborar material didático - fichas técnicas, apostilas, fichas de produto etc.;
- manter máquinas, equipamentos e ferramentas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3322-05
CBO 3322-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor prático no ensino profissionalizante que pertence ao grupo dos professores práticos no ensino profissionalizante, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Professores leigos e de nível médio
-
-
- Professores leigos no ensino fundamental e no profissionalizante
-
-
-
-
- Professores práticos no ensino profissionalizante
-
-
Nenhum CBO relacionado encontrado.