CBO 2627-05 - Músico intérprete cantor
Entenda o que fazem os músicos intérpretes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Músico intérprete cantor e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Músico intérprete cantor
Canta à capela ou com acompanhamento musical, em público ou em estúdios de gravação, rádio, tv e plataformas digitais, apresentando-se individualmente ou em grupo, para o entretenimento do público e o desenvolvimento da cultura musical. Observa as condições da voz e da execução, bem como as de passagens de som, para adequar-se ao estilo, ao texto e às tecnologias de execução musical. Aperfeiçoa-se e atualiza-se em várias técnicas de execução e interpretação e se prepara física e psicologicamente para apresentações e prática musical. Pesquisa, no campo musical, estilos, culturas e tecnologias aplicadas à música, entre outros assuntos, a fim de dominar os vários gêneros musicais. Cria propostas de trabalho musical. Interage com produtores, diretores e equipe musical. Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.Funções Detalhadas
Apresenta-se em audiências musicais, observando as condições para a execução e as condições da voz, realizando passagem de som, preparando-se estética, física e mentalmente e concentrando-se para a audiência, visando aprimorar a apresentação e adequar-se ao estilo proposto.
Interpreta ou modifica a música, aplicando conhecimentos de harmonia, melodia, ritmo e produção de voz, em função do estilo e do texto, mantendo sintonia com os membros do conjunto musical e com as características do evento. Observa a plateia para adequar-se ao roteiro musical, bem como para fazer improvisações durante as apresentações. Canta representando, podendo fazer uso de tecnologias para a execução musical.
Aperfeiçoa-se e atualiza-se em técnicas de execução e interpretação, ensaiando e estudando música, estudando repertório e diferentes estilos musicais, praticando canto, a fim de manter e melhorar suas habilidades de interpretação vocal. Prepara-se física e psicologicamente para a prática musical, apurando percepção musical e observando a atuação de outros cantores.
Executa músicas para gravação, identificando as condições para a gravação ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, de televisão, salas de concerto e de ópera, sets de filmagem e em outros locais, ensaiando música para a gravação. Utiliza várias técnicas e linguagens musicais para execução no estúdio. Prepara-se para executar o repertório a ser gravado, seguindo orientação da direção musical, sugerindo alterações na gravação e testando o som.
Pesquisa, no campo musical, estilos, técnicas de execução, repertórios, linguagens, culturas e tecnologias aplicadas à música, a fim de dominar os vários gêneros musicais. Transpõe música para tons alternativos ou para se adequar a estilos ou propósitos individuais do canto.
Cria propostas de trabalho musical, selecionando repertório de acordo com o evento, elaborando roteiros musicais, experimentando ideias, identificando o público-alvo, visando personalizar a apresentação e manter o interesse do público. Pode prestar consultoria na área musical.
Interage com o público, os organizadores de eventos, a equipe musical, a técnica e a artística, visando a construção de sua performance.
Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música popular e outras e ser designado de acordo com a especialização. Pode cantar tocando instrumento musical.
Pode participar de turnês nacionais e internacionais.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES MUSICAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) ÉTICA APLICADA À PRODUÇÃO MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ANTROPOLÓGICA) ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM) PSICOLOGIA MUSICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) DIDÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) METODOLOGIA DO ENSINO DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ARTE, CULTURA E ESTÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA ARTE - MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CANTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | COMPOSIÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | INSTRUMENTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | REGÊNCIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ANÁLISE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) APRECIAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARRANJO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ARTES INTEGRADAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO CORAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CANTO EM CENA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CONTRAPONTO TONAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) CRIAÇÃO MUSICAL EM ESTAÇÃO DE GRAVAÇÃO DE ÁUDIO (“DIGITAL AUDIO WORKSTATION – DAW”) | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) DICÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE DANÇA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE LINGUAGEM MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ELEMENTOS DE TEATRO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ESTÉTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FILOSOFIA DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FISIOLOGIA DA VOZ | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FOLCLORE MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FORMAS MUSICAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) FUNDAMENTOS DA PERCEPÇÃO MUSICAL E RÍTMICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HARMONIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA: ANTIGUIDADE AO BARROCO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA MÚSICA: CLASSICISMO AO CONTEMPORÂNEO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DA ÓPERA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) HISTÓRIA DO CANTO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INICIAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LEIS DE INCENTIVO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LINGUAGEM INSTRUMENTAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LITERATURA E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) LITERATURA VOCAL E ACOMPANHAMENTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) METODOLOGIA DO CANTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MODELOS E TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA BRASILEIRA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA E TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA, HISTÓRIA E CULTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) NOTAÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO HARMÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PERCEPÇÃO RÍTMICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CANTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA DE CONJUNTO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRÁTICA VOCAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PREPARAÇÃO FÍSICA E MENTAL PARA APRESENTAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) PRODUÇÃO MUSICAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) REPERTÓRIO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICA VOCAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TÉCNICAS DE SAÚDE VOCAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TEORIA DA MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) TREINAMENTO AUDITIVO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DE PESQUISA EM MÚSICA | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO AOS DETALHES | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TOLERÂNCIA AO ESTRESSE | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM ATIVIDADES OU PROJETOS TÉCNICOS COMPLEXOS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Dedicam-se à música erudita e popular e costumam exercer suas atividades organizando-se em grupos sob formato de duos, trios, quartetos, bandas , coros, orquestras e também individualmente, em carreiras solo. Podem combinar essas duas modalidades ou se especializar em uma delas. A maioria trabalha como autônomo para empresas e instituições diversas, públicas ou privadas, apresentando seu trabalho nos mais variados ambientes e para os mais diversos públicos, apenas uma pequena parcela é empregada, geralmente em corpos musicais estáveis, vinculados à esfera pública estadual e municipal ou a universidades. Seus horários de trabalho costumam ser irregulares e, em algumas das suas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, trabalhar sob pressão e ruído intenso. Para o exercício da atividade de Músico, deve o profissional ser inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, conforme Lei nº 3. 857/60, artigo 16.Exigências do mercado de trabalho
O processo de formação dos músicos e intérpretes é bastante heterogêneo, podendo ocorrer em conservatórios musicais, junto a professores especialistas ou em cursos de nível superior em música, de forma isolada ou cumulativamente. Há, também, profissionais autodidatas, alguns dos quais se especializam no exercício das suas atividades, no mercado de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar música para um público;
- demonstrar competências pessoais;
- executar músicas para gravação;
- comunicar-se;
- criar propostas de trabalho musical;
- pesquisar no campo musical;
- aperfeiçoar e atualizar as qualidades técnicas de execução e interpretação;
- estudar língua estrangeira;
- selecionar repertório de acordo com evento;
- testar o som;
- utilizar tecnologias para execução musical;
- interpretar a obra musical em função do estilo e texto;
- contribuir para o aprimoramento do conhecimento musical na sociedade;
- acompanhar a legislação sobre o campo musical;
- pesquisar estilos musicais;
- observar a platéia para adequar o roteiro musical;
- preparar-se esteticamente para o espetáculo;
- praticar canto;
- interagir com organizadores de eventos;
- pesquisar linguagens musicais;
- executar música para ser gravada com a presença de público;
- desenvolver leitura a primeira vista;
- zelar pela manutenção dos instrumentos;
- ministrar aulas de música;
- demonstrar concentração;
- atentar para as condições do instrumento/voz;
- pesquisar tecnologias aplicadas a música;
- dominar várias técnicas e linguagens musicais para executar no estúdio;
- concentrar-se para a apresentação;
- preparar-se física e mentalmente para a apresentação;
- interagir com a equipe artística;
- manter sintonia com as características do evento;
- apurar percepção musical;
- discutir questões de salubridade e segurança do trabalho;
- executar música para gravar no estúdio;
- elaborar roteiros musicais;
- interagir com a equipe técnica;
- interagir com o público;
- pesquisar técnicas de execução;
- estudar repertório;
- ensaiar música;
- cantar representando;
- atualizar-se sobre as possibilidades do mercado de trabalho;
- divulgar o trabalho através de serviços especializados ou por conta própria;
- manter-se atualizado sobre os direitos e deveres inerentes a ocupação;
- realizar passagem de som;
- seguir orientação da direção musical;
- estudar diferentes estilos musicais;
- procurar conhecer as características do público alvo;
- trabalhar em equipe;
- estudar música;
- participar da elaboração de políticas culturais;
- estar preparado para executar o repertório a ser gravado;
- interagir com a equipe musical;
- ensaiar música para gravação;
- dominar o vocabulário e sinais musicais;
- participar de atividades de interesse de classe;
- observar a atuação de outros músicos e cantores;
- buscar o domínio do instrumento que executa;
- sugerir alterações na gravação;
- preparar-se física e psicologicamente para a prática musical;
- pesquisar culturas musicais;
- prestar consultoria na área musical;
- pesquisar repertórios musicais;
- experimentar idéias musicais;
- manter sintonia com os membros do conjunto musical;
- saber as condições para a gravação: ao vivo, em estúdio de gravação, de rádio, tv etc...;
- atentar para as condições exigidas para a execução - som, luz, acústica, local;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2627-05
CBO 2627-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de músico intérprete cantor que pertence ao grupo dos músicos intérpretes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Músicos intérpretes
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2627-05 - Músicos intérpretes
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 262705 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Músicos intérpretes em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2627-05 | Musico Interprete Cantor | Brasil | 40h | 358 | |
2627-05 | Músico Intérprete Cantor Erudito | Brasil | 40h | 358 | |
2627-05 | Músico Intérprete Cantor Popular | Brasil | 40h | 358 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |