CBO 2523-10 - Secretário bilíngüe - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os) e afins
O profissional no cargo de Secretário bilíngüe CBO 2523-10 Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
CBO 2523-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) e afins que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Secretário bilíngüe, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) e afins CBO 2523-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Secretárias(os) executivas(os) e afins.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Secretário bilíngüe
O Secretário bilíngüe CBO 2523-10 assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2523-10 deve organizar eventos e viagens, prestar serviços em idioma estrangeiro, arquivar documentos físicos e eletrônicos, atender pessoas - cliente externo e interno, elaborar documentos, gerenciar informações, supervisionar equipes de trabalho, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo- s / Área- s, gerir suprimentos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Secretárias(os) executivas(os) e afins trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-10
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe CBO 2523-10
Um Secretário bilíngüe (ou sinônimo) deve avaliar a equipe, conferir material, demonstrar espírito de liderança, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, pesquisar informações e dados, reproduzir documentos, protocolar correspondência, anotar informações, adaptar-se a mudanças, preparar apresentações, acompanhar contratos e garantias, elaborar base de dados, cadastrar documentos, acompanhar executivo- s em evento- s e viagens, ordenar documentos, controlar malote, trabalhar sob pressão, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, encaminhar ligações telefônicas, identificar o assunto, redigir documentos, traduzir documentos, elaborar lista de presença, comprar material, equipamento e mobiliário, monitorar o trabalho da equipe, administrar agenda do- s executivo- s, trabalhar em equipe, administrar arquivos, requisitar material, solicitar verbas, dar suporte a expatriados, redigir documentos em idioma estrangeiro, reservar sala/local, elaborar atas, revisar traduções, adaptar espaço para armazenagem, elaborar relatórios, demonstrar senso de organização, secretariar reuniões, controlar prazos, dar suporte em reuniões, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, controlar cronogramas, elaborar prestação de contas, elaborar ficha de avaliação, atender pedidos e solicitações, selecionar pessoal, manter atualizado o banco de dados, classificar documentos, demonstrar discrição, ciceronear visitas, formatar documentos, fazer check-list, marcar compromissos, elaborar convites e convocações, encaminhar pessoas, cobrar ações, demonstrar sensibilidade, acompanhar processos, monitorar horários de entrada e saída, atender ligações telefônicas, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, demonstrar capacidade de retórica, arquivar correspondência, contornar situações adversas, elaborar planilhas e gráficos, direcionar informações, confirmar presença, divulgar informações, enviar convite ou convocação, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, capacitar equipe, identificar a natureza do documento, cotar preços, receber correspondência, transcrever textos, programar as atividades da equipe, sintetizar textos em idioma estrangeiro, administrar conflitos, encaminhar certificados, pesquisar local, fazer ligações telefônicas, estabelecer cronograma de atividades, administrar pendências, registrar correspondência, atualizar arquivos, formular pedidos de compra, contratar serviços de terceiros, despachar com o- s executivo- s, definir horários, dar suporte durante o evento, demonstrar paciência, orientar pessoas, tomar ditados, demonstrar capacidade de comunicação, providenciar documentação legal do executivo - passaporte, vistos, recepcionar pessoas, escolher cardápio, cancelar compromissos, transmitir fax, consultar profissionais de outras áreas, datilografar documentos, cobrar relatórios, contratar expositores e palestrantes, administrar estresse, levantar necessidades de material, cobrar respostas, enviar correspondência, confeccionar clippings, triar correspondência, transmitir recados, priorizar compromissos e ligações telefônicas, ler documentos, preparar sala/local, digitar documentos, fornecer informações, colher assinatura, demonstrar dinamismo, demonstrar pró-atividade, anotar recados, demonstrar iniciativa, estabelecer atribuições da equipe, filtrar ligações telefônicas, prestar serviço de intérprete.