CBO 2349-10 - Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de artes do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10 Planeja e realiza atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas no ensino superior de artes visuais (plásticas e multimidiáticas), abordando aspectos de produção e curadoria artística e cultural com diferentes técnicas, linguagens, plataformas, tecnologias, objetivos e intencionalidades Ministra aulas expositivas, magistrais, individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas.
Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas tecnocientíficos em artes visuais, contribuindo para a divulgação de novos processos de criação, restauração e curadoria de obras de artes plásticas e midiáticas, projetos de design em diferentes contextos, técnicas, plataformas e materiais
CBO 2349-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de artes do ensino superior.
O que faz um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
O Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10 prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior das artes visuais, plásticas e multimidiáticas, abordando aspectos relativos à produção e curadoria artística e cultural em diferentes técnicas, linguagens, plataformas, tecnologias, objetivos e intencionalidades Mobiliza aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos.
Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções no âmbito das artes plásticas e multimidiáticas, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.
Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular e produzindo o ementário, estabelecendo pré-requisitos e infraestrutura específica, assim como a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação.
Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação.
Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.
Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa em artes visuais, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras Elabora e define metodologias e projetos de pesquisa, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação, restauração e curadoria de obras de arte plásticas e midiáticas, projetos de design em diferentes contextos, técnicas, plataformas e materiais, como tinta, argila, madeira, metais, papel, entre outros.
Coordena publicações e curadorias, participa de conselhos editoriais artístico-científicos, produz e divulga conhecimentos por meio de textos e eventos científicos de diferentes tipos, presenciais ou mediados por plataformas tecnológicas, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.
Programa e organiza atividades de extensão no âmbito das artes visuais, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-culturais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2349-10 deve exercer atividades acadêmico-administrativas, atuar no ensino da arte, coordenar atividades de extensão em artes, divulgar conhecimentos específicos em artes, demonstrar competências pessoais, assessorar atividades acadêmico-administrativas, planejar cursos, desenvolver pesquisa em artes.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2349-10
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Atividades exercidas por um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10
Um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) (ou sinônimo) deve emitir pareceres, assessorar grupos artísticos, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, demonstrar capacidade pedagógica, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, organizar seminários, colóquios e congressos, definir metodologias de pesquisa em artes, elaborar ementas, sistematizar conhecimentos em artes, programar espetáculos, ministrar oficinas e mini-cursos, difundir resultados de pesquisa, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, participar de conselhos editoriais, coordenar publicações, definir programas de cursos, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, dar palestras e conferências, analisar processos de criação artística, supervisionar alunos em estágios, coordenar comissões, participar de debates na mídia, demonstrar percepção estética, coordenar grupos de estudo, participar de seminários colóquios e congressos, articular a arte com outras áreas do conhecimento, definir carga horária, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, elaborar projetos de pesquisa, dar entrevistas, assessorar agências financiadoras de pesquisa, constituir equipes de trabalho, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, trabalhar em equipe, trabalhar de forma multidisciplinar, ministrar aulas teóricas e práticas, coordenar grupos de pesquisa, assessorar instituições artístico-culturais, avaliar currículos, cursos e disciplinas, analisar processos de recepção artística, programar palestras e conferências, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, elaborar relatórios, solicitar infra-estrutura de apoio, definir objetivos de cursos, prestar atendimento a alunos, participar de comissões, organizar exposições, demonstrar atitude crítica, realizar curadoria, coordenar cursos, prestar consultoria, assessorar a mídia, preparar aulas teóricas e práticas, avaliar alunos, definir grades curriculares, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, demonstrar capacidade de criar soluções novas, dimensionar infra-estrutura de apoio, supervisionar produções de natureza artística, organizar oficinas e mini-cursos, assessorar editoras, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, participar de bancas de concurso, assessorar entidades de ensino, desenvolver novas abordagens de criação artística, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, analisar arte, obra de arte e experiência estética, participar da definição de políticas culturais, identificar pré-requisitos, organizar festivais e mostras.