CBO 2348-15 - Professor de contabilidade
Entenda o que fazem os professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de contabilidade e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de contabilidade
Planeja e executa processo de ensino de ciências contábeis em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a base conceitual para a formação contábil. Prepara o aluno para participar da formulação de planejamento estratégico. Conduz estudo sobre gestão de risco, controle interno e outros mecanismos de governança. Orienta o aluno a elaborar demonstrações financeiras. Coordena estudos sobre realização de auditorias e de perícias judicial e extrajudicial. Supervisiona a elaboração, por alunos, de projeto de pesquisa. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas sobre a base conceitual necessária para a formação contábil.
Ressalta a importância de visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil. Mostra a necessidade de integração de conhecimentos fundamentais – como economia, administração, direito, entre outros - para criar ou aprimorar os modelos de negócio das organizações, considerando as dimensões sociais, ambientais, econômicas e culturais.
Coordena estudo sobre legislação tributária e previdenciária e sua aplicação.
Presta orientações para que os alunos atuem de acordo com princípios, postulados e convenções contábeis, aplicando as Normas Brasileiras de Contabilidade e o que rege o Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Prepara o aluno para participar da formulação do planejamento estratégico e apoiar a gestão no processo de tomada de decisão.
Conduz estudos sobre identificação das políticas contábeis adequadas na preparação das demonstrações financeiras.
Aborda gestão de risco, controle interno e outros mecanismos de governança. Orienta sobre como analisar a confiabilidade do sistema de controle interno relacionado às demonstrações financeiras.
Prepara o aluno para auditar informações financeiras e não financeiras e fornecer outros serviços de asseguração.
Apresenta ao aluno como executar perícias judicial e extrajudicial, aplicando procedimentos técnico-científicos e elaborando laudo (ou parecer) pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais.
Promove atividades sobre a utilização de tecnologias da informação para apoiar o processo de geração e interpretação da informação contábil, a análise de dados, e a tomada de decisão.
Supervisiona a elaboração, por grupos de alunos, de projeto de pesquisa. Acompanha o desenvolvimento do projeto de cada grupo, verificando tecnologias usadas na coleta, no armazenamento e na mineração de dados. Avalia o texto com análise dos resultados. Estimula o desenvolvimento de atitude colaborativa, criatividade, atitude crítica, capacidade reflexiva, atitude proativa, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em ciências contábeis.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso de alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.
Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programas de articulação com outras instituições de ensino.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em ciências contábeis.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos em recursos didáticos.
Planeja e desenvolve pesquisas em ciências contábeis e publica resultados em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À CONTABILIDADE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA FINANCEIRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) ESTATÍSTICA APLICADA À CONTABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) PROBABILIDADE APLICADA À CONTABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMA INFORMATIZADO DE GESTÃO EMPRESARIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÕES INTERATIVAS E NÃO INTERATIVAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO TRIBUTÁRIO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) DIREITO PREVIDENCIÁRIO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO COMERCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E EMPRESARIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TRANSPARÊNCIA (COMPLIANCE) E GESTÃO DE RISCOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ARBITRAGEM E PERÍCIA CONTÁBIL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ATIVOS, PASSIVOS, RECEITAS E DESPESAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) AUDITORIA CONTÁBIL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE DE CUSTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE GERENCIAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE SOCIETÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) CONTROLADORIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) HISTÓRIA DA CONTABILIDADE E DO PENSAMENTO CONTÁBIL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ÍNDICES DE CORREÇÃO MONETÁRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) INOVAÇÕES NA ÁREA DE CONTABILIDADE | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) MÉTODOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS APLICADOS À CONTABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) MODELAGEM FINANCEIRA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) NORMAS, DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE CONTABILIDADE: ESTRUTURA, CAMPOS DE APLICAÇÃO, ELABORAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) ORÇAMENTO EMPRESARIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) PROCESSOS E ROTINAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) TEORIA DA CONTABILIDADE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ATUÁRIA PARA CONTADORES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RISCOS, GOVERNANÇA E COMPLIANCE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA GERAL | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA ECONÔMICA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | TEORIA GERAL DA ECONOMIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | CONTABILIDADE NACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | FINANÇAS PÚBLICAS INTERNAS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | INSTITUIÇÕES MONETÁRIAS E FINANCEIRAS DO BRASIL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | POLÍTICA FISCAL DO BRASIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL) TAXAS DE CÂMBIO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | CRESCIMENTO, FLUTUAÇÕES E PLANEJAMENTO ECONÔMICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | INFLAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA REGIONAL E URBANA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | RENDA E TRIBUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) MACROECONOMIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) MICROECONOMIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE CONTABILIDADE | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM CONTABILIDADE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA CONTÁBIL | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 4 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 5 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 5 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 4 |
Condições de Trabalho
Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e entidades de ensino, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Podem estar sujeitos a estresse constante, devido à condição de trabalhos sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior ou com formação profissional em nível técnico (cursos técnicos). O pleno exercício das atividades ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- preparar cursos, programas, disciplinas e aulas;
- produzir trabalhos acadêmicos;
- orientar teses, monografias, dissertações e trabalhos de uso;
- participar de eventos acadêmicos;
- assistir alunos;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar alunos;
- administrar departamentos de ensino;
- participar de atividades administrativas;
- realizar atividades de extensão;
- ministrar aula;
- participar de bancas examinadoras;
- aferir provas e trabalhos;
- demonstrar raciocínio lógico;
- elaborar prestação de contas;
- auxiliar na escolha da disciplina;
- orientar na publicação de trabalho;
- indicar professor para contratação;
- definir bibliografia;
- orientar pesquisa teórica;
- expressar-se por escrito com fluência;
- proferir palestras;
- orientar coleta de dados;
- julgar trabalhos acadêmicos e científicos;
- selecionar recursos técnicos para exposição;
- dar parecer em publicações científicas e acadêmicas;
- motivar;
- auxiliar na obtenção de estágio;
- definir conteúdo programático;
- organizar eventos;
- organizar equipes;
- participar de painéis;
- assistir a eventos;
- participar de comissões editoriais;
- orientar pesquisa de campo;
- elaborar artigos científicos e acadêmicos;
- assessorar projetos técnicos de economia, administração e contabilidade;
- expressar-se com fluência verbal em língua estrangeira;
- classificar dados;
- orientar aluno quanto a estruturação do pensamento;
- orientar empresa júnior e incubadoras de empresas;
- debater trabalhos;
- elaborar relatórios;
- divulgar resultados de pesquisas;
- elaborar propostas de projetos técnicos em economia, administração e contabilidade;
- atualizar o conteúdo programático;
- utilizar recursos técnicos para exposição;
- propor trabalhos para publicação;
- expressar-se oralmente;
- avaliar teses, monografias e dissertações;
- interpretar textos em línguas estrangeiras;
- avaliar participação em aula;
- participar de atividades administrativas;
- preparar exames;
- analisar dados;
- definir temas e escopo da pesquisa;
- preparar material didático;
- apresentar trabalhos, artigos e comunicações;
- expor conteúdos referentes a disciplinas de economia, administração e contabilidade;
- elaborar projetos;
- cumprir deveres e compromissos com pontualidade;
- participação de programas de orientação profissional;
- sugerir composição da banca examinadora;
- coordenar execução do projeto;
- pesquisar bibliografia;
- agir com responsabilidade;
- analisar propostas de pesquisa;
- atribuir tarefas;
- auxiliar na definição de metodologias;
- procurar fontes de financiamentos;
- manter-se atualizado;
- aplicar recursos didáticos;
- coletar dados;
- definir cronograma;
- orientar pesquisa bibliográfica;
- orientar monitores;
- preparar exercícios relativos a economia, administração e contabilidade;
- propor parcerias de pesquisas com instituições privadas e públicas;
- orientar utilização de normas e formas de apresentação;
- indicar uso de softwares específicos e calculadoras;
- adaptar-se a circunstâncias e situações variadas - flexibilidade;
- registrar freqüência dos alunos;
- preparar conteúdo da aula;
- participar da avaliação de cursos;
- coordenar mesas de debates;
- criticar versões dos trabalhos;
- propor alterações em teses e dissertações;
- adequar o conteúdo programático a realidade;
- auxiliar elaboração de base de dados;
- elaborar teses e dissertações;
- aplicar prova escrita e oral;
- fornecer orientação acadêmica e profissional;
- organizar grade curricular e horária;
- direcionar na obtenção de bolsas de estudo;
- demonstrar capacidade de análise crítica;
- esclarecer dúvidas de alunos;
- definir metodologia;
- auxiliar na definição de temas de pesquisa;
- demonstrar dinamismo;
- selecionar trabalhos acadêmicos para eventos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2348-15
CBO 2348-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de contabilidade que pertence ao grupo dos professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2348-15 - Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234815 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2348-15 | Professor de Contabilidade Internacional | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade Pública | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade Bancária | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade Societária | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Perícia Contábil | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Auditoria Contábil | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade Financeira | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Contabilidade Industrial | Brasil | 21h | 132 | |
2348-15 | Professor de Análise de Custos | Brasil | 21h | 132 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |