CBO 2343-20 - Professor de geologia
Entenda o que fazem os professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de geologia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de geologia
O Professor de Geologia planeja e executa processo de ensino de geologia em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre a estrutura do planeta Terra e sobre o processo evolutivo para atingir a atual configuração do planeta. Promove atividades de ensino, utilizando tecnologias para sensoriamento remoto, captação de imagens de satélites e de drones, entre outras. Supervisiona grupos de alunos na execução de pesquisas. Coordena reunião de alunos para análise de estudos de geologia. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve pesquisas experimentais na área de geologia. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2343-20
Ministra aulas sobre a estrutura do planeta Terra e sobre o processo evolutivo para atingir a atual configuração do planeta. Conduz o estudo da Terra como um sistema, tratando de interações com clima, variações do nível do mar e geodinâmica. Oferece ao aluno uma base sólida em matemática, física, química, biologia e ciências da computação. Promove atividades de ensino, utilizando diversas fontes – como tecnologias de sensoriamento remoto e geoprocessamento, técnicas de capturas de imagens de satélites e de drones, entre outras - para investigação e delineamento de alvos exploratórios. Orienta alunos na elaboração de mapas e gráficos geológicos.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para adaptação de sua atuação aos avanços científicos e tecnológicos e para articular as inovações com o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental.
Supervisiona projetos executados por grupos de alunos, abordando gerenciamento do uso e da ocupação do solo por diferentes atividades socioeconômicas, análise de ambientes costeiros e marinhos tropicais, enfocando a geomorfologia, a estratigrafia e a morfodinâmica, entre outros temas. Estimula desenvolvimento de espírito científico, criatividade, raciocínio lógico, atitude crítica e conduta ética, durante a execução dos projetos. Verifica o cumprimento de normas de segurança em laboratório e no campo.
Coordena reunião de grupos de alunos para análises de estudos executados na área de geologia, como os realizados com o uso de Modelos Virtuais de Afloramentos e Amostras (MVAA) - obtidos a partir de fotografias do alvo em todos os ângulos e posterior processamento para obtenção de modelos 3D - de objetos de sítios geológicos de diferentes regiões da Terra. Verifica os resultados das análises feitas pelos alunos.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais dos alunos.
Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.
Supervisiona estágios de alunos. Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.
Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.
Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em geologia.
Trabalha em equipe com demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.
Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica.
Mantém-se atualizado em relação às descobertas em geologia e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos.
Desenvolve pesquisas experimentais na área de geologia e divulga resultados em publicações e eventos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO PARA GEOCIÊNCIAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) GEOESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA: INTRODUÇÃO DE FERRAMENTAS GRÁFICAS, APLICATIVOS PARA VISUALIZAÇÃO (INCLUINDO TRATAMENTO DE IMAGENS), PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS, CONSTRUÇÃO DE MODELOS VIRTUAIS DE AFLORAMENTOS E AMOSTRAS (MVAA), OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | MOVIMENTO DA TERRA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTROFÍSICA DO SISTEMA SOLAR) ATIVIDADE SOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA TERRA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) ASTRONOMIA APLICADA A GEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | RELATIVIDADE E GRAVITAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) DINÂMICA DE FLUIDOS GEOLÓGICOS: TÓPICOS SOBRE PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO E TRANSPORTE EM ÁGUA E AR, CONCEITOS DE DEFORMAÇÃO, DIVERGÊNCIA, VORTICIDADE E TURBULÊNCIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROPRIEDADES MECÂNICAS E ACÚSTICAS DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROPRIEDADES TÉRMICAS DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | NÃO-METAIS E SEUS COMPOSTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | COMPOSTOS ORGANO-METÁLICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | ESPECTROSCOPIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA TEÓRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | MINERALOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PETROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOQUÍMICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA REGIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOTECTÔNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOCRONOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CARTOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METALOGENIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | HIDROGEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PROSPECÇÃO MINERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SEDIMENTOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PALEONTOLOGIA ESTRATIGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | ESTRATIGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) LABORATÓRIOS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | SENSORIAMENTO REMOTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) ELEMENTOS DE GEOFÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA GEOMÉTRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | CARTOGRAFIA BÁSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOMORFOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | PEDOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOGRAFIA FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 5 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOMORFOLOGIA SUBMARINA | 5 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | SEDIMENTOLOGIA MARINHA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOFÍSICA MARINHA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | OCEANOGRAFIA | GEOQUÍMICA MARINHA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) GPS - SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GLOBAL POSITION SYSTEM) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÃO E MODELAMENTO MATEMÁTICO APLICADOS À GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICA DOS SOLOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | GEOTÉCNICA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | MECÂNICAS DAS ROCHAS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | PESQUISA MINERAL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MINAS | DIMENSIONAMENTO DE JAZIDAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO MINERÁRIO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PSICOLOGIA EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIAS DA INSTRUÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE GEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM GEOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Atuar em atividades de extensão;
- Ensinar conteúdos específicos;
- Orientar alunos;
- Planejar cursos;
- Divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos;
- Realizar avaliações;
- Gerenciar e executar pesquisas;
- Participar de atividades administrativas;
- Preparar aulas e recursos didáticos;
- Demonstrar competências pessoais;
- Participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos;
- Conhecer idiomas estrangeiros;
- Preparar textos, apostilas;
- Ministrar palestras;
- Propor novas disciplinas;
- Traduzir textos científicos e técnicos;
- Realizar visitas técnicas;
- Gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais;
- Montar laboratórios de ensino;
- Dirigir centros e núcleos de pesquisa;
- Trabalhar em equipe;
- Participar da organização de congressos e eventos;
- Preparar aula de laboratório;
- Orientar alunos de graduação - tutoria;
- Executar levantamento de campo;
- Elaborar projetos de interesse social;
- Buscar recursos fnanceiros;
- Manter-se atualizado no seu campo de atividade;
- Participar de comissões de seleção de alunos;
- Reestruturar disciplinas;
- Orientar alunos para exames, concursos e competições;
- Divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia;
- Preparar exercícios e provas;
- Orientar estagiários;
- Participar de congressos, eventos etc;
- Participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos;
- Participar da avaliação de cursos;
- Participar de comissões;
- Negociar direitos sobre patentes;
- Ensinar através do projeto;
- Pesquisar através do projeto - espaços e ambientes;
- Ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc;
- Coordenar projetos;
- Publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados;
- Participar de projetos sociais e comunitários;
- Participar em conselhos e órgãos reguladores;
- Ministrar cursos de extensão;
- Elaborar plano de orientação;
- Atender alunos no apoio a atividade didática;
- Dominar o uso de recursos didáticos;
- Analisar informações coletadas;
- Coordenar convênios;
- Elaborar dossiê para obtenção de patente;
- Publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados;
- Gerir órgãos de administração superior da universidade;
- Participar de reestruturação de currículos;
- Discutir resultados em equipe;
- Ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos;
- Assessorar órgãos de administração superior da universidade;
- Dirigir unidades acadêmicas, institutos;
- Coordenar cursos e programas de extensão;
- Promover seminários e discussões;
- Buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores;
- Participar de entidades de classe;
- Participar de bancas de concursos;
- Assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços;
- Dirigir associações científicas e técnicas;
- Avaliar teses, dissertações, monografias;
- Participar da avaliação de cursos de unidades congêneres;
- Processar as informações levantadas;
- Orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento;
- Publicar trabalhos em anais de congressos;
- Ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos;
- Coordenar seminários de avaliação;
- Corrigir provas, exercícios e projetos;
- Ministrar aulas de campo;
- Disponibilizar informações na internet;
- Associar ensino e pesquisa;
- Preparar acervo técnico;
- Dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços;
- Elaborar projetos institucionais;
- Ter iniciativa de participar de intercâmbio científico;
- Participar de órgãos colegiados;
- Ministrar aulas para ensino a distância;
- Realizar projetos de extensão;
- Atender a comunidade em assuntos da própria especialidade;
- Representar a instituição em programas institucionais;
- Orientar monitores;
- Ministrar aulas práticas - em laboratório;
- Ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada;
- Preparar material multimeios;
- Orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens;
- Orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso;
- Elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização;
- Informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais;
- Divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens;
- Preparar material audio-visual;
- Participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo;
- Participar de associações científicas e técnicas;
- Participar de comissão de seleçao de docentes;
- Desenvolver métodos de ensino;
- Promover intercâmbio entre universidades;
- Prestar consultoria;
- Coordenar programas de pós-graduação;
- Ensinar a projetar espaços e ambientes;
- Planejar aulas de campo;
- Elaborar relatório de pesquisa;
- Criar metodologia de pesquisa;
- Ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos;
- Divulgar trabalhos através da internet;
- Chefiar departamento;
- Coordenar ensino e curso de graduação;
- Associar ensino e extensão;
- Estimular processo de ensino-aprendizado;
- Dar entrevistas;
- Orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística;
- Apoiar pesquisadores e professores visitantes;
- Coordenar laboratórios;
- Criar página na internet para disciplina;
- Participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc;
- Participar de processo de avaliação de docentes e funcionários;
- Capacitar recursos humanos para pesquisa;
- Executar experimentos e observações;
- Divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital;
- Escrever livros didáticos;
- Ter titulação na área ou em áreas afins;
- Estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo;
- Definir linhas de pesquisa;
- Elaborar pareceres;
- Supervisionar estágios;
- Estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética;
- Avaliar trabalhos técnicos e científicos;
- Elaborar projeto de pesquisa;
- Montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais;
- Ministrar aulas expositivas;
- Participar de exposições e mostras;
Profissões da Família Ocupacional
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-20
CBO 2343-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de geologia que pertence ao grupo dos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
-
-