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CBO 2341-20 - Professor de computação (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da ciência da computação e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de computação (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de computação (no ensino superior)

O Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20 ministra aulas práticas e teóricas na área da ciência da computação e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da computação, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, coletando e analisando dados, montando bancos de dados.

Desenvolve softwares, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros.

Utiliza simulação numérica em testes de hipóteses compreensão de fenômenos e validação de modelos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Assessora na solução de problemas que envolvem a implantação de sistemas computacionais Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias computacionais e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas.

Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões.

Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de subáreas da ciência da computação Pode atuar somente no ensino, ou em ensino e pesquisa Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-20 deve lecionar matemática, estatística, computação, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, orientar alunos, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, comunicar-se, coordenar atividades acadêmico-científicas, planejar e implementar cursos e disciplinas, realizar pesquisas, colaborar em atividades institucionais, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-20

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de computação (no ensino superior) CBO 2341-20

Um Professor de computação (no ensino superior) (ou sinônimo) deve desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, dominar sua área de conhecimento, averiguar adequação de modelos visando a validação, utilizar correio eletrônico - e-mail, dirigir unidades acadêmicas, ministrar aulas presencialmente ou a distância, realizar intercâmbios técnico-científicos, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, trabalhar interdisciplinarmente, coordenar cursos de extensão, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, assessorar pesquisas da comunidade, escrever artigos de opinião na imprensa, investigar o estado da arte do tema proposto, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, assessorar, científicamente, a organização de eventos, escrever artigos técnicos científicos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, coordenar cursos de pós-graduação, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, produzir textos didáticos, assessorar as atividades das empresas-júniores, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, testar hipóteses, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, propor novos métodos de ensino, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, criar lista de discussão, assessorar profissionais de diversas áreas, coordenar a política científica de laboratórios, implementar laboratórios de ensino, orientar alunos monitores - graduandos, orientar mestrandos, reformular suas idéias, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, relacionar teoria a prática, participar da administração de órgãos de classe, montar bancos de dados, orientar monografias de conclusão de curso, participar da organização de processos de seleção, desenvolver teorias, orientar estudantes para competições academicas, elaborar projetos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, demonstrar criatividade, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, preparar apresentações, demonstrações e exposições, proferir palestras, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, avaliar o desempenho funcional de seus pares, participar de eventos científicos, representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar a política científica de bibliotecas, coordenar cursos de graduação, assessorar a criação de empresas-júniores, editar livros e revistas, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, buscar fontes de financiamento, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, desenvolver hardware: equipamentos e componentes computacionais, levantar questões a serem investigadas, constituir grupos de pesquisa, implantar laboratórios, planejar disciplinas, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, elaborar projetos pedagógicos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, assessorar na solução de problemas que envolvam a implantação de sistemas computacionais, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, demonstrar objetividade, elaborar cursos de especialização, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, interpretar resultados, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, orientar estágios, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, chefiar departamentos, integrar o corpo editorial de publicações científicas, empreender projetos em negócios, manter-se atualizado, elaborar critérios para admissão de alunos, orientar alunos para a criação de novos empreendimentos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, elaborar cursos de aperfeiçoamento, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar eventos científicos, projetar laboratórios de ensino, disseminar resultados de pesquisa, participar de comissões, produzir software e hardware, orientar auxiliares de ensino - graduados, participar da administração de associações científicas, dar concretude aos conceitos abstratos, orientar doutorandos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, trabalhar em equipe, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, revisar periodicamente a grade curricular, orientar estágios docentes - ped-capes, realizar visitas científicas, participar de comissões de organização de eventos, construir protótipos de modelos e produtos, elaborar cursos de extensão, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, preparar aulas e avaliações, manifestar empatia, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, orientar alunos em atividade de iniciação científica, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, avaliar o desempenho do aluno, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, escrever resenhas, disponibilizar material didático on line, definir o perfil do corpo docente e discente, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, coletar e analisar dados, orientar estágios de pós-doutorado.

Cargos e salários CBO 2341-20 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Computação (No Ensino Superior)

Professor de Computação (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Computação (No Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.805 e 11.377 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 456 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.
Salário Professor de Informática (no Ensino Superior)

Professor de Informática (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Informática (no Ensino Superior) CBO 2341-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.805 e 11.377 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 456 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-20.