CBO 2341-10 - Professor de matemática pura (no ensino superior)

Entenda o que fazem os professores de matemática, estatística e informática do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de matemática pura (no ensino superior) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professor de matemática pura (no ensino superior)

Planeja e executa processo de ensino de matemática pura em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas teóricas e aulas práticas. Realiza atividades relacionadas à arte de investigar e compreender o processo de construção do conhecimento em matemática. Orienta grupos de alunos na exploração de situação-problema. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de seus alunos. Efetua avaliação de aprendizagem dos alunos, criando situações e usando diferentes instrumentos e procedimentos. Supervisiona estágio curricular. Pode colaborar em atividades institucionais. Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Elabora planejamento de ensino na área de matemática pura, estabelecendo objetivos, metodologia e sequência de conteúdos a serem ministrados em cada período letivo. Verifica o tamanho de cada turma e analisa dados disponíveis sobre o perfil dos alunos. Examina instalações para realização de atividades em grupos. Seleciona materiais didáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define o uso de “softwares”, aplicativos e outros recursos tecnológicos em atividades. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e elabora instrumentos e procedimentos de avaliação. Estabelece cronograma das aulas.

Ministra aulas teóricas e práticas e promove outras atividades de ensino para o aprofundamento da compreensão dos significados dos conceitos matemáticos. Busca construir uma visão global dos conteúdos de maneira teoricamente significativa para o aluno.

Promove a interface da matemática pura com outros campos do saber.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios, propondo questões e instigando a curiosidade. Inicia e modera discussões em sala de aula.

Coordena seminários e reuniões de grupos de trabalho. Estimula diálogos, faz mediação e monitora as atividades realizadas, para que ocorra a efetiva aprendizagem.

Realiza atividades relacionadas à arte de investigar e de compreender o processo de construção do conhecimento em matemática.

Orienta grupos de alunos na exploração de situação-problema, procurando regularidades, fazendo conjecturas, realizando generalizações, pensando de maneira lógica, selecionando e utilizando recursos matemáticos e outros – como estatísticos e computacionais - que se façam necessários à modelagem do problema e à busca de sua solução. Estabelece prazo e disponibiliza equipamentos, “softwares” e outros recursos para execução das atividades. Estimula o desenvolvimento de espírito científico, atitude crítica, capacidade de trabalhar em equipe e conduta ética, durante a execução das atividades. Verifica a utilização de rigor lógico-científico na análise de situação-problema.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de seus alunos.

Realiza avaliação, criando situações e utilizando diferentes instrumentos e procedimentos compatíveis com as características e os processos de aprendizagem do aluno no ensino superior.

Supervisiona estágios curriculares e orienta alunos em pesquisas de iniciação científica. Atua em programas de intercâmbio com outras instituições de ensino – nacionais ou internacionais – para proporcionar novas vivências aos alunos.

Pode orientar alunos em programas de pós-graduação.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão em área de matemática pura.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando práticas inovadoras de ensino e participando do controle da qualidade da educação oferecida pela instituição.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), integrando comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos, e chefiando departamentos.

Pode coordenar curso de graduação, programa de pós-graduação e programa de extensão.

Pode participar de bancas de avaliação de teses.

Pode prestar assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, emitindo pareceres técnicos, elaborando trabalhos acadêmicos, e transferindo conhecimentos para instituições de ensino e pesquisa. Efetua atividades de divulgação da produção acadêmica.

Mantém-se atualizado em relação às descobertas em matemática e aos avanços tecnológicos, consultando literatura científica, interagindo com pesquisadores, e participando de congressos.

Planeja e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, concebendo projeto em áreas de matemática pura - como álgebra, geometria e topologia - e divulgando conhecimento científico.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA CONJUNTOS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA LÓGICA MATEMÁTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DOS NÚMEROS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GRUPO DE ÁLGEBRA NÃO-COMUTATIVA 3 3 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA COMUTATIVA 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA ALGÉBRICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA ABSTRATA: ESTRUTURA ALGÉBRICA, ESPAÇOS VETORIAIS, MÓDULOS, TEORIA DE GALOIS, OUTROS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA BOOLEANA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA DE OPERADORES 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR COMPUTACIONAL 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR E NÃO LINEAR 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRAS DE HOPF 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE COMPLEXA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE FUNCIONAL NÃO-LINEAR 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS FUNCIONAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) ANÁLISE DE FOURIER 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) ANÁLISE NUMÉRICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) TRANSFORMAÇÕES QUE PRESERVAM MEDIDA: TEOREMA DE RECORRÊNCIA DE POINCARÉ, DIFEOMORFISMOS E CAMPOS QUE PRESERVAM VOLUME, MEDIDAS INVARIANTES, OUTROS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA DIFERENCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TOPOLOGIA ALGÉBRICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TOPOLOGIA DAS VARIEDADES 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA SISTEMAS DINÂMICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DAS SINGULARIDADES E TEORIA DAS CATÁSTROFES 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA TEORIA DAS FOLHEAÇÕES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA GEOMETRIA E TOPOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) TEORIA DE DISTRIBUIÇÕES E ESPAÇOS DE SOBOLEV 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA FÍSICA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ANÁLISE NUMÉRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA DISCRETA E COMBINATÓRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA EM MATEMÁTICA PURA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À ÁREA DE MATEMÁTICA PURA 3 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) HISTÓRIA DA MATEMÁTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) METAMATEMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E FUNDAMENTOS DA PROBABILIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEORIA GERAL E PROCESSOS ESTOCÁSTICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA TEOREMAS DE LIMITE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROCESSOS MARKOVIANOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE ESTOCÁSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROCESSOS ESTOCÁSTICOS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA PARAMÉTRICA 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA NÃO-PARAMÉTRICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA INFERÊNCIA EM PROCESSOS ESTOCÁSTICOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE MULTIVARIADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA REGRESSÃO E CORRELAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS 3 3 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ANÁLISE DE DADOS 4 4 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ANÁLISE DE ALGORÍTMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LÓGICAS E SEMÂNTICA DE PROGRAMAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA SIMBÓLICA 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO) ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROCESSAMENTO GRÁFICO (GRAPHICS) 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) PLATAFORMAS PARA REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMAS DE CÓDIGO ABERTO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS ONLINE 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ANALÍTICOS OU CIENTÍFICOS: SOFTWARE DE ANÁLISE DE ELEMENTOS FINITOS, MATHWORKS, MATLAB, OUTROS 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA MATEMÁTICA: DR GEO, GEOPLAN, GEOGEBRA, GRAPHEQUATION, GRAPHMATICA, MATHGV, MODELLUS, MODELLUS, OUTROS 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PÚBLICO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 3 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA LÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADES EDUCATIVAS 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA PARA O ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA PURA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE MATEMÁTICA PURA 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) ORIENTAÇÃO DE ALUNOS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO SUPERIOR 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ESTUDOS DE PROBLEMAS, TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM MATEMÁTICA PURA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICO CIENTÍFICOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS 5 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) A ESTRUTURA DO ENSINO E PESQUISA NO BRASIL – MEC, INEP, MCT, CAPES, CNPQ 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - VISÃO ESPACIAL 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS PRECISÃO DE CONTROLE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • orientar alunos;
  • produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • realizar pesquisas;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • assessorar, científicamente, a organização de eventos;
  • participar da organização de processos de seleção;
  • implementar laboratórios de ensino;
  • orientar doutorandos;
  • coordenar cursos de graduação;
  • desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
  • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
  • definir o perfil do corpo docente e discente;
  • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
  • preparar aulas e avaliações;
  • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
  • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
  • propor novos métodos de ensino;
  • levantar questões a serem investigadas;
  • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
  • manter-se atualizado;
  • avaliar o desempenho do aluno;
  • orientar auxiliares de ensino - graduados;
  • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • trabalhar em equipe;
  • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
  • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
  • investigar o estado da arte do tema proposto;
  • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • dar concretude aos conceitos abstratos;
  • participar da administração de órgãos de classe;
  • participar de comissões;
  • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
  • criar lista de discussão;
  • participar de comissões de organização de eventos;
  • orientar estágios docentes - ped-capes;
  • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
  • coordenar cursos de pós-graduação;
  • orientar estudantes para competições academicas;
  • coordenar cursos de extensão;
  • elaborar cursos de especialização;
  • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
  • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas;
  • interpretar resultados;
  • atender extra-classe para esclarecimentos complementares;
  • participar da administração de associações científicas;
  • ministrar aulas presencialmente ou a distância;
  • elaborar critérios para admissão de alunos;
  • editar livros e revistas;
  • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
  • escrever resenhas;
  • demonstrar criatividade;
  • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
  • dominar sua área de conhecimento;
  • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
  • coordenar a política científica de laboratórios;
  • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
  • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
  • reformular suas idéias;
  • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
  • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
  • projetar laboratórios de ensino;
  • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • realizar intercâmbios técnico-científicos;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • orientar a vida acadêmica dos alunos;
  • desenvolver teorias;
  • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
  • assessorar profissionais de diversas áreas;
  • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
  • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação;
  • elaborar projetos;
  • implantar laboratórios;
  • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
  • orientar monografias de conclusão de curso;
  • realizar visitas científicas;
  • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
  • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
  • dirigir unidades acadêmicas;
  • orientar estágios de pós-doutorado;
  • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
  • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
  • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
  • orientar mestrandos;
  • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
  • demonstrar objetividade;
  • empreender projetos em negócios;
  • utilizar correio eletrônico - e-mail;
  • coordenar a política científica de bibliotecas;
  • manifestar empatia;
  • escrever artigos técnicos científicos;
  • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
  • produzir textos didáticos;
  • disponibilizar on-line artigos, relatórios e software;
  • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
  • escrever artigos de opinião na imprensa;
  • proferir palestras;
  • participar de eventos científicos;
  • coordenar eventos científicos;
  • organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório;
  • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
  • chefiar departamentos;
  • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
  • elaborar cursos de extensão;
  • buscar fontes de financiamento;
  • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
  • orientar alunos monitores - graduandos;
  • relacionar teoria a prática;
  • disponibilizar material didático on line;
  • revisar periodicamente a grade curricular;
  • disseminar resultados de pesquisa;
  • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação;
  • representar a categoria em órgãos colegiados;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10

CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de matemática pura (no ensino superior) que pertence ao grupo dos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos e salários CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2341-10 Professor de Matemática (no Ensino Superior) Brasil 23h 36
2341-10 Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) Brasil 23h 36
2341-10 Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior) Brasil 23h 36

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial