CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, comunicar-se.
Atividades
imprimir relatórios de controle, conferir documentos com identificação, demonstrar iniciativa, interagir com os outros departamentos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, encaminhar o cliente para os diversos setores, agendar reservas / consultas dos clientes, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, agir com bom senso, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, distribuir malotes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, verificar cadastro e reserva, atender o cliente com informações precisas, demonstrar paciência, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar entusiasmo, demonstrar pró atividade, propor associação de programas de fidelidade, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, circular informações internas, entregar o crachá de visitante na entrada, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, conferir idoneidade dos clientes, oferecer auxílio para a bagagem, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, guardar volumes de prestadores de serviços, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar eficiência, organizar malotes, pré-cadastrar o cliente, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, emitir notas fiscais e recibos, coordenar equipe, demonstrar espírito de equipe, transmitir recados e fax, participar de reuniões na troca de turnos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar interesse, efetuar acertos em contas, acolher o cliente e passageiro, anunciar a chegada do cliente, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, anotar telefonemas e recados, demonstrar respeito mútuo, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, fornecer informações meteorológicas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar horário de saída dos grupos, receber pagamentos, demonstrar autonomia, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar senso de organização, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar empatia, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, ouvir com atenção.