CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
comunicar-se, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, integrar processos de negociação, implantar a política de sst, demonstrar competências pessoais, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho.
Atividades
promover ações educativas em sst, identificar a política administrativa da instituição, emitir parecer técnico, comparar a situação atual com a legislação, identificar as necessidades educativas em sst, identificar indicadores para replanejamento do sistema, administrar conflitos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, participar de ações emergenciais, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, gerar relatórios de resultados, assessorar nas negociações, administrar dificuldades de implantação, revisar documentação de sst, demonstrar visão sistêmica, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, organizar banco de dados, analisar a aplicação de tecnologia, utilizar metodologia científica para avaliação, analisar causas de acidentes, verificar eficácia das recomendações, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar impacto da adoção, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de nexo causal, formar multiplicadores, determinar causas de acidentes, atualizar registros, avaliar ações educativas de segurança e saúde, realizar inspeção, coordenar equipes multidisciplinares, promover ação conjunta com a área de saúde, utilizar métodos e técnicas de comunicação, gerenciar a aplicação da política de sst, tomar decisões, realizar análise preliminar de risco - apr, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, registrar procedimentos técnicos, orientar as partes em sst, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar relatório de acidente de trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, difundir informações, mostrar impacto econômico de implantação da política, propor recomendações técnicas, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, desenvolver sistema de gestão de sst, demonstrar atitude pró-ativa, adequar a política de sst às disposições legais, avaliar o ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, selecionar metodologia para investigação de acidentes, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, delegar atribuições, estabelecer mecanismos de intervenção, participar do sistema de gestão ambiental, inspecionar implantação, implantar procedimentos técnicos e administrativos, divulgar a política na instituição ou empresa, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, trabalhar sob pressão, diagnosticar condições gerais da área de sst, implementar programas preventivos e/ou corretivos, demonstrar capacidade de discernimento, controlar atualização de documentos, normas e legislação, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, negociar a aplicabilidade da política, promover reuniões com as contratadas, identificar perdas decorrentes do acidente, validar indicadores de eficiência e eficácia, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, estabelecer formas de controle dos riscos associados, demonstrar capacidade de observação técnica, participar de perícias e fiscalizações, demonstrar capacidade de negociação, alimentar rede de informações, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, avaliar o desempenho do sistema, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar capacidade de observação difusa.