CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
desenvolver ações educativas na Área de sst, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, integrar processos de negociação, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, investigar acidentes de trabalho, comunicar-se.
Atividades
participar de ações emergenciais, propor recomendações técnicas, validar indicadores de eficiência e eficácia, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, tomar decisões, delegar atribuições, trabalhar sob pressão, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de observação técnica, negociar a aplicabilidade da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, trabalhar em equipe, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, promover reuniões com as contratadas, administrar dificuldades de implantação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, participar do sistema de gestão ambiental, diagnosticar condições gerais da área de sst, avaliar ações educativas de segurança e saúde, promover ações educativas em sst, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, emitir parecer técnico, organizar banco de dados, utilizar métodos e técnicas de comunicação, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, identificar as necessidades educativas em sst, formar multiplicadores, estabelecer formas de controle dos riscos associados, controlar atualização de documentos, normas e legislação, identificar perdas decorrentes do acidente, assessorar nas negociações, participar de perícias e fiscalizações, implantar procedimentos técnicos e administrativos, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, demonstrar capacidade de observação difusa, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, desenvolver sistema de gestão de sst, orientar as partes em sst, coordenar equipes multidisciplinares, supervisionar procedimentos técnicos, realizar análise preliminar de risco - apr, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, analisar causas de acidentes, promover ação conjunta com a área de saúde, selecionar metodologia para investigação de acidentes, realizar inspeção, demonstrar capacidade de negociação, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, administrar conflitos, avaliar impacto da adoção, revisar documentação de sst, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, demonstrar visão sistêmica, avaliar o ambiente de trabalho, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, inspecionar implantação, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, demonstrar capacidade de nexo causal, verificar eficácia das recomendações, utilizar metodologia científica para avaliação, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, estabelecer mecanismos de intervenção, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, analisar a aplicação de tecnologia, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de comunicação, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, implementar programas preventivos e/ou corretivos, gerenciar a aplicação da política de sst, atualizar registros, alimentar rede de informações, adequar a política de sst às disposições legais, elaborar relatório de acidente de trabalho, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar o desempenho do sistema, mostrar impacto econômico de implantação da política, comparar a situação atual com a legislação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, gerar relatórios de resultados, identificar indicadores para replanejamento do sistema, determinar causas de acidentes, demonstrar atitude pró-ativa, difundir informações, identificar a política administrativa da instituição.