CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
demonstrar competências pessoais, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, investigar acidentes de trabalho, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, comunicar-se, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição.
Atividades
demonstrar capacidade de observação difusa, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, adequar a política de sst às disposições legais, demonstrar atitude proativa, comparar a situação atual com a legislação, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, implementar programas preventivos e/ou corretivos, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, elaborar manual do sistema de gestão de sst, promover reuniões com as contratadas, gerenciar a aplicação da política de sst, participar de ações emergenciais, determinar causas de acidentes, demonstrar capacidade de comunicação, alimentar rede de informações, difundir informações, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, verificar eficácia das recomendações, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, propor recomendações técnicas, implantar procedimentos técnicos e administrativos, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, identificar indicadores para replanejamento do sistema, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, registrar procedimentos técnicos, administrar conflitos, realizar análise preliminar de risco (apr), trabalhar em equipe, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, controlar atualização de documentos, normas e legislação, delegar atribuições, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de nexo causal, organizar banco de dados, demonstrar capacidade de discernimento, revisar documentação de sst, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, utilizar metodologia científica para avaliação, desenvolver sistema de gestão de sst, identificar perdas decorrentes do acidente, mostrar impacto econômico de implantação da política, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, demonstrar capacidade de observação técnica, inspecionar implantação, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar impacto da adoção, negociar a aplicabilidade da política, promover ação conjunta com a área de saúde, orientar as partes em sst, emitir parecer técnico, trabalhar sob pressão, atualizar registros, gerar relatórios de resultados, coordenar equipes multidisciplinares, assessorar nas negociações, estabelecer mecanismos de intervenção, estabelecer formas de controle dos riscos associados, identificar as necessidades educativas em sst, analisar causas de acidentes, divulgar a política na instituição ou empresa, participar do sistema de gestão ambiental, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar procedimentos técnicos, identificar a política administrativa da instituição, realizar inspeção, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, diagnosticar condições gerais da área de sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, avaliar ações educativas de segurança e saúde, elaborar relatório de acidente de trabalho, tomar decisões, selecionar metodologia para investigação de acidentes, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar o ambiente de trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar o desempenho do sistema, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, analisar a aplicação de tecnologia, formar multiplicadores, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar visão sistêmica, administrar dificuldades de implantação, validar indicadores de eficiência e eficácia, promover ações educativas em sst, participar de perícias e fiscalizações.