CBO 5153-05 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
identificar necessidades/demandas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, demonstrar competências pessoais, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, comunicar-se, avaliar processo de trabalho.
Atividades
conscientizar sobre riscos, demonstrar facilidade de comunicação, participar da elaboração das normas, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, avistar assistidos/usuários, alterar estratégias, dialogar com familiares e/ou vizinhança, denunciar situação de risco, realizar visitas domiciliares, trocar experiências, realizar atividades artísticas, mapear perímetros ou áreas, aproximar-se dos assistidos/usuários, demonstrar entusiasmo, analisar casos, resgatar assistidos/usuários/ internos, servir de exemplo, encaminhar documentação oficial, realizar atividades de lazer e cultura, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, definir rotina administrativa, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, despertar aptidões, habilidades, definir metas, receber pedidos de ajuda da família, desenvolver dinâmica de grupo, receber informações sobre violação de direitos, dialogar com assistidos/usuários/educandos, analisar resultados, resgatar auto-estima, aconselhar mudanças de comportamento, mapear público-alvo, assumir riscos, tomar decisões, contornar situações adversas, fazer devolutiva, pesquisar histórico familiar, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, realizar atividades pedagógicas lúdicas, inspirar confiança, trabalhar em equipe, definir estratégias, verificar denúncias, levantar dados estatísticos, identificar público-alvo, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, demonstrar capacidade de negociação, definir metodologia de trabalho, agendar visitas, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, acompanhar reuniões sócio-educativas, respeitar diferenças, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de compreensão, construir hábitos, demonstrar criatividade, apontar alternativas, realizar acompanhamento pedagógico, demonstrar auto-controle, estabelecer roteiro de visitas, exercitar atividade de escuta, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, monitorar comportamento, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, notificar pessoas e entidades, percorrer perímetros e áreas, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, demonstrar flexibilidade, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, preencher documentos, receber demanda espontânea, estabelecer cronograma, criar vínculos, desenvolver oficinas, despertar esperança, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, buscar identificação e empatia, avaliar ações, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, demonstrar pró atividade, definir objetivos, realizar atividades recreativas e esportivas, participar da elaboração de questionários, permanecer em estado de alerta, agir sob pressão, administrar conflitos, demonstrar coragem, analisar práticas, planejar eventos, abrir procedimento de atendimento.