CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros CBO 5133-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, atender hóspedes e atores, planejar o trabalho, demonstrar competências pessoais, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, comunicar-se, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, requisitar materiais e serviços.
Atividades
controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, arrumar camas, demonstrar boas maneiras, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, repor acessórios do quarto e do banheiro, realizar abertura de camas, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, atuar em situações de emergências, demonstrar flexibilidade, demonstrar comportamento ético, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, manifestar segurança, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, comunicar-se via telefone, bip e rádio, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, virar os colchões, avaliar a qualidade do serviço executado, trocar roupas de cama e banho, verificar o funcionamento dos equipamentos, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, demonstrar discrição, participar de reuniões, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, verificar o consumo do mini-bar, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, requisitar materiais para o almoxarifado, manifestar solidariedade, estimar prazos necessários para execução dos serviços, trabalhar em equipe, manter silencio, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, verificar o estado de móveis e instalações, demonstrar asseio, evidenciar criatividade, limpar banheiros, demonstrar atenção, substituir lâmpadas, limpar quartos, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, dialogar com hóspedes e elenco, verificar o apartamento na saída do hóspede, demonstrar responsabilidade, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, manifestar preocupação com detalhes, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, relatar a situação de ocupação do apartamento, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, abastecer o mini bar, organizar materiais e equipamentos de uso diário, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, remover manchas de carpete, engraxar sapatos, preparar o apartamento para manutenção preventiva, executar limpeza periódica profunda, pentear carpete e tapetes, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, demonstrar agilidade, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, participar de programas de treinamento.