CBO 5133-15 - Camareiros, roupeiros - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros CBO 5133-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
comunicar-se, demonstrar competências pessoais, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, planejar o trabalho, atender hóspedes e atores, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, requisitar materiais e serviços.
Atividades
organizar materiais e equipamentos de uso diário, comunicar-se via telefone, bip e rádio, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, dialogar com hóspedes e elenco, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, verificar o apartamento na saída do hóspede, verificar o estado de móveis e instalações, engraxar sapatos, participar de programas de treinamento, demonstrar agilidade, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, pentear carpete e tapetes, estimar prazos necessários para execução dos serviços, repor acessórios do quarto e do banheiro, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, evidenciar criatividade, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, executar limpeza periódica profunda, abastecer o mini bar, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, demonstrar discrição, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, realizar abertura de camas, avaliar a qualidade do serviço executado, manifestar preocupação com detalhes, demonstrar asseio, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, limpar banheiros, manter silencio, demonstrar comportamento ético, arrumar camas, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, requisitar materiais para o almoxarifado, demonstrar atenção, limpar quartos, demonstrar responsabilidade, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, preparar o apartamento para manutenção preventiva, remover manchas de carpete, verificar o funcionamento dos equipamentos, manifestar solidariedade, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, demonstrar boas maneiras, relatar a situação de ocupação do apartamento, virar os colchões, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, verificar o consumo do mini-bar, atuar em situações de emergências, manifestar segurança, participar de reuniões, trocar roupas de cama e banho, substituir lâmpadas, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário.