CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas.
Atividades
demonstrar interesse, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, encaminhar o cliente para os diversos setores, anotar telefonemas e recados, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar entusiasmo, organizar materiais de trabalho, demonstrar eficiência, ouvir com atenção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, conferir documentos com identificação, demosntrar iniciativa, verificar cadastro e reserva, imprimir relatórios de controle, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, propor associação de programas de fidelidade, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, receber pagamentos, demonstrar autonomia, averiguar horário de saída dos grupos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar conhecimentos de informática, providenciar solicitações de reservas especiais, entregar o crachá de visitante na entrada, atender o cliente com informações precisas, oferecer auxílio para a bagagem, agir com bom senso, organizar malotes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, fornecer informações meteorológicas, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, participar de reuniões na troca de turnos, distribuir malotes, acolher o cliente e passageiro, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, identificar o espaço físico da empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar espírito de equipe, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, circular informações internas, efetuar acertos em contas, emitir notas fiscais e recibos, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar paciência, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, demonstrar pró atividade, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, pré-cadastrar o cliente, agendar reservas / consultas dos clientes, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transmitir recados e fax, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., anunciar a chegada do cliente, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar respeito mútuo, coordenar equipe, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes.