CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
Funções
avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas.
Atividades
observar a socialização, trabalhar em equipe, identificar material pedagógico, construir regras com os alunos, contornar situações adversas, limpar sala de aula e mobiliário, colar materiais, observar a linguagem, demonstrar paciência, encaminhar alunos para outros profissionais, trocar roupa dos alunos, definir atividades pedagógicas, preencher fichas de avaliação, corrigir atividades, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, escrever letras e números, organizar espaço para momento do sono e descanso, reunir-se com a coordenação e a direção, criar jogos e brincadeiras, utilizar sucata, desenvolver capacidades intelectuais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, organizar material pedagógico, organizar eventos extracurriculares, ler textos, conversar com alunos (roda da conversa), auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, avaliar atividades dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, discutir resultados dos projetos, demonstrar sensibilidade, convocar pais e responsáveis, participar da associação de pais e mestres, desenvolver capacidades motoras, confeccionar material pedagógico, apresentar regras da escola, participar de conselhos, desenhar, interagir com a comunidade, administrar biblioteca circulante, registrar observações, definir objetivos da ação didática, analisar necessidades do aluno e da comunidade, orientar atividades artísticas, organizar eventos na escola, definir métodos de avaliação, comentar filmes, discutir plano de aula com coordenação e direção, determinar parâmetros do projeto, mostrar filmes, supervisionar recreio, selecionar material didático, estabelecer vínculos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, especificar materiais de ensino-aprendizagem, dar banho nos alunos, reciclar material, auto avaliar-se, criar espaço para brincadeiras, participar da definição do horário, trocar fralda dos alunos, elaborar cronograma, limpar material, alimentar os alunos, desenvolver capacidades emocionais, organizar espaços em geral, orientar atividades com jogos e brinquedos, definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar autocontrole, supervisionar refeições, apresentar projeto aos alunos, cantar músicas, servir alimentação aos alunos, organizar sala de aula, demonstrar versatilidade, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), servir como referencial de conduta, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), ensinar culinária, orientar atividades de desenho, participar de reuniões com demais profissionais da escola, investigar interesse do aluno, dramatizar estórias e músicas, orientar higiene pessoal, participar de eventos de qualificação profissional, planejar o roteiro de aula, solicitar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, comprar material pedagógico, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar criatividade, conferir cadastro dos alunos, contar estórias, debater projeto com direção e coordenação, atualizar-se, participar da elaboração de calendário escolar, observar o desenvolvimento motor, visitar locais para eventos extracurriculares, preencher diário de classe, organizar pastas de atividades dos alunos, desenvolver atividades com informática, supervisionar momento do sono e descanso, reunir-se com pais e responsáveis, demonstrar senso de organização, modelar massas e argila, explicar atividades propostas, demonstrar capacidade de observação, recortar materiais, brincar com os alunos, pintar, desenvolver atividades artísticas, reestruturar estratégias, observar o raciocínio lógico, supervisionar entrada e saída dos alunos, trocar roupa de cama, preencher agenda, elaborar relatórios, demonstrar afetividade, pesquisar materiais e recursos disponíveis.