CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços.
Atividades
auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, distribuir malotes, demonstrar senso de organização, acolher o cliente e passageiro, agir com bom senso, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar paciência, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar entusiasmo, demosntrar iniciativa, agendar reservas / consultas dos clientes, averiguar horário de saída dos grupos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, organizar malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar interesse, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, imprimir relatórios de controle, demonstrar espírito de equipe, circular informações internas, demonstrar autonomia, emitir notas fiscais e recibos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, oferecer auxílio para a bagagem, organizar materiais de trabalho, entregar o crachá de visitante na entrada, coordenar equipe, verificar cadastro e reserva, ouvir com atenção, demonstrar respeito mútuo, demonstrar eficiência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, identificar o espaço físico da empresa, fornecer informações meteorológicas, atender o cliente com informações precisas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados, pré-cadastrar o cliente, acionar alarme de segurança em caso de assalto, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., propor associação de programas de fidelidade, conferir documentos com identificação, efetuar acertos em contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, anunciar a chegada do cliente, transmitir recados e fax, providenciar solicitações de reservas especiais, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, receber pagamentos, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos.