CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
Funções
atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas, avaliar os alunos, comunicar-se, preparar aulas, demonstrar competências pessoais.
Atividades
apresentar relatórios às autoridades competentes, organizar visitas a espaços culturais, definir metodologias de ensino, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, pesquisar material didático e paradidático, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, registrar aulas previstas e dadas, orientar o aluno para atitudes de convívio social, notificar os pais sobre a situação dos alunos, analisar material didático e paradidático, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, estabelecer conteúdos mínimos por série, comunicar-se com diferentes faixas etárias, propor situações-problema aos alunos, proceder com ética e moral, listar fontes de pesquisa para o aluno, preparar roteiro de observação para os alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, preparar o cronograma dos eventos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, anotar ocorrências anômalas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, escolher temas para reuniões, instruir os alunos para participar dos eventos, proceder com criatividade, divulgar os eventos da escola, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, dialogar com os alunos, monitorar trabalhos em grupo, sugerir metodologias de ensino, criar material didático, estabelecer cronograma de atividades, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, estabelecer estratégias de avaliação, propor trabalhos e atividades, traçar os objetivos dos eventos, revisar conteúdos, sugerir objetivos gerais e específicos, dominar a modalidade escrita da língua, produzir material didático, organizar palestras, sugerir projetos para a comunidade escolar, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, divulgar a produção da escola na comunidade, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, proceder com clareza, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, manter vínculos afetivos com os alunos, atualizar-se, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, expressar-se em vários níveis de linguagem, selecionar material didático, discutir o conteúdo científico com os alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, empregar atividades de recuperação paralela, divulgar os trabalhos dos alunos, registrar frequência dos alunos, exercer autoridade com critério, corrigir trabalhos dos alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, definir temas transversais e interdisciplinares, redigir relatório sobre alunos com problemas, relacionar os conteúdos aos temas transversais, convencionar regras de convivência, preencher fichas descritivas, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, sugerir formas para qualificação do docente, acompanhar trabalho diário do aluno, programar pauta das reuniões, definir estratégias de ensino, registrar conceitos e notas dos alunos, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, trocar experiências com os pares e especialistas, aplicar instrumentos diversos de avaliação, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, apresentar capacidade de trabalho em equipe, atuar em reuniões periódicas de planejamento, interagir com a comunidade escolar, preparar instrumentos para registro do evento, fixar objetivos de avaliação, propor atividades de comunicação oral ao aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, determinar objetivo da aula, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, formar grupos para atuação nos eventos, contatar instituições para viabilização de atividades, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, atuar em reuniões de professores, relatar evasão escolar, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, consultar legislação educacional, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, ajustar planejamento a classe, criar atividade paralela de reforço, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, planejar as atividades periódicas da área.