CBO 2312-05 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) CBO 2312-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2312-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries).
- Profissionais do ensino.
Funções
comunicar-se, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, ministrar aulas, avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.
Atividades
divulgar os trabalhos dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, registrar conceitos e notas dos alunos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, listar fontes de pesquisa para o aluno, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar conteúdos e atividades ministrados, sugerir objetivos gerais e específicos, empregar atividades de recuperação paralela, selecionar material didático, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, manter vínculos afetivos com os alunos, criar material didático, criar atividade paralela de reforço, sugerir formas para qualificação do docente, ajustar planejamento a classe, redigir relatório sobre alunos com problemas, opinar sobre propostas pedagógicas, exercer autoridade com critério, registrar frequência dos alunos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, interagir com a comunidade escolar, sugerir projetos para a comunidade escolar, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe - classes multisseriadas, atualizar-se, proceder com ética e moral, escolher temas para reuniões, proceder com clareza, produzir material didático, propor situações-problema aos alunos, planejar as atividades periódicas da área, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer conteúdos mínimos por série, aplicar instrumentos diversos de avaliação, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, propor trabalhos e atividades, pesquisar material didático e paradidático, definir metodologias de ensino, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, propor atividades de comunicação oral ao aluno, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, aplicar instrumentos de auto-avaliação do aluno, contatar instituições para viabilização de atividades, divulgar os eventos da escola, monitorar trabalhos em grupo, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, analisar material didático e paradidático, definir estratégias de ensino, discutir o conteúdo científico com os alunos, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, registrar aulas previstas e dadas, determinar objetivo da aula, estabelecer cronograma de atividades, apresentar relatórios às autoridades competentes, programar pauta das reuniões, organizar palestras, estabelecer estratégias de avaliação, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, sugerir metodologias de ensino, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, acompanhar trabalho diário do aluno, trocar experiências com os pares e especialistas, relacionar os conteúdos aos temas transversais, atuar em reuniões de professores, notificar os pais sobre a situação dos alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, trabalhar conceitos de família e cidadania, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis - dst, definir temas transversais e interdisciplinares, apresentar capacidade de trabalho em equipe, instruir os alunos para participar dos eventos, proceder com criatividade, convencionar regras de convivência, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, corrigir trabalhos dos alunos, atuar em assembléias escolares e conselhos de escola, consultar legislação educacional, preparar o cronograma dos eventos, formar grupos para atuação nos eventos, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, fixar objetivos de avaliação, orientar o aluno para atitudes de convívio social, traçar os objetivos dos eventos, relatar evasão escolar, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, dialogar com os alunos, preparar instrumentos para registro do evento, anotar ocorrências anômalas, expressar-se em vários níveis de linguagem, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, revisar conteúdos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, organizar visitas a espaços culturais, preencher fichas descritivas, dominar a modalidade escrita da língua.