CBO 3172-05 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3172-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operação e monitoração de computadores.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
Funções
prestar suporte ao cliente/usuário, administrar processamento de dados, demonstrar competências pessoais, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar segurança das informações, monitorar sistemas e aplicações.
Atividades
administrar schedule - agenda de tarefas, criar script para melhoria da performance de processamento de dados, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, demonstrar capacidade de disponibilidade, monitorar recursos de entrada e saída de dados, demonstrar capacidade de objetividade, planejar atendimento a cliente/usuário, checar sistema de detecção de incêndio, repor suprimentos em equipamentos, monitorar consumo de cpu, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, formatar equipamentos, reparar arquivos, disponibilizar recursos operacionais, monitorar funcionalidade de aplicativos, administrar cronograma de atividades planejadas, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, realizar revisão em hardware, monitorar disponibilidade de aplicativos, configurar/reconfigurar hardware, monitorar registros de erros, transferir arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, diagnosticar falhas em hardware e software, fazer cópias de segurança - backup, notificar suporte para correção de erros, monitorar sistemas de banco de dados, providenciar correção de erros de tarefas, verificar equipamentos de energia, destruir informações sigilosas descartadas, notificar problemas de infraestrutura, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, realizar diagnóstico em redes de comunicação, demonstrar capacidade de organização, acionar equipamentos reserva, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de observação, corrigir falhas de hardware e software, demonstrar capacidade de síntese, gerenciar incidentes e problemas, monitorar recursos de rede, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, guardar cópia de segurança em local prescrito, verificar acesso lógico do usuário, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, demonstrar capacidade de comunicação, atender cliente/usuário, demonstrar capacidade de administrar o tempo, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de senso analítico, conduzir solicitação de suporte, recuperar arquivos, programas e relatórios, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, organizar cabeamento dos equipamentos, administrar tarefas, verificar temperatura e umidade local, realizar diagnóstico em hardware, fazer rodízio de mídias, reprocessar tarefas de acordo com solicitação, administrar chamados abertos, acompanhar recursos disponíveis.