CBO 2313-15 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2313-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

Funções

avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, promover a educação dos alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, estudar.

Atividades

listar material escolar básico, propor critérios para a composição das classes, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, analisar a auto-avaliação dos alunos, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, propor estudos interdisciplinares, demonstrar capacidade de intervir na realidade, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, registrar avaliações e resultados, propor opções para o horário de trabalho, preencher diário de classe, acompanhar as mudanças na área da educação, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, contextualizar os conhecimentos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, prever recursos materiais e didáticos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, aprender novas tecnologias, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, preencher formulários com notas e faltas, organizar a bibliografia, respeitar a heterogeneidade dos alunos, demonstrar liderança, avaliar a frequência dos alunos, consultar bibliotecas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, propor atividades culturais, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, expressar-se com clareza, discutir projetos interdisciplinares com colegas, demonstrar pontualidade e assiduidade, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, sistematizar o conhecimento, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, ministrar aulas, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, criar situações múltiplas de aprendizagem, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, selecionar os conteúdos, demonstrar criatividade e iniciativa, estabelecer as metodologias de ensino, elaborar o projeto pedagógico, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, analisar o plano de gestão da escola, trabalhar em equipe, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, construir relações de confiança com os alunos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, revelar interesses multidisciplinares, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor calendário de avaliação escrita, propor regras comuns para comunidade escolar, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, respeitar os limites dos alunos, prever participação em eventos culturais e científicos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, colocar-se disponível para os alunos, registrar atividades extracurriculares, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, orientar a auto-avaliação dos alunos, consultar legislação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, conviver com as idéias ou posições contrárias, demonstrar controle emocional, registrar atividades culturais e pedagógicas, participar da gestão escolar nos colegiados, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de diálogo, dialogar com a direção e coordenações da escola, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, possibiltar a apropriação de conhecimentos, definir processos e critérios de avaliação, assumir funções administrativo-pedagógicas, participar das assembléias escolares, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, estimular a troca de conhecimento, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, trocar experiências com os professores através de reuniões, debater projetos interdisciplinares com os alunos, organizar atividades comunitárias, agir eticamente, realizar reuniões com os pais para orientação, demonstrar solidariedade, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, decodificar diferentes códigos e linguagens, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, empregar recursos e procedimentos didáticos.

Cargos e salários CBO 2313-15 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Rio de Janeiro

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Rio de Janeiro, RJ

  • 898
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.049 - 3.832
  • 21h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.049 e 3.832 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 898 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Brasília

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasília, DF

  • 208
  • Brasília, DF
  • 3.135 - 5.432
  • 32h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.135 e 5.432 para uma jornada de trabalho média de 32h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Belo Horizonte

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Belo Horizonte, MG

  • 72
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.585 - 5.614
  • 23h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.585 e 5.614 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série São Paulo

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo, SP

  • 380
  • São Paulo, SP
  • 3.232 - 6.771
  • 25h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.232 e 6.771 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Minas Gerais

  • 380
  • Minas Gerais
  • 2.418 - 4.617
  • 26h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.418 e 4.617 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 380 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série Curitiba

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Curitiba, PR

  • 214
  • Curitiba, PR
  • 2.548 - 4.536
  • 24h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.548 e 4.536 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.
Salário Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: São Paulo

  • 2.071
  • São Paulo
  • 3.178 - 6.101
  • 29h
O profissional no cargo de Professor de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.178 e 6.101 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 2.071 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-15.