CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

Funções

demonstrar competências pessoais, atender o cliente, desmontar praça, realizar serviço de bebidas, higienizar utensílios e equipamentos, servir o cliente, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc.

Atividades

mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, servir café, observar ponto de cozimento dos alimentos, trazer couvert, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, servir queijos, desmontar o bufê - buffet, servir aperitivos, checar pedido antes de servir, cumprir normas e procedimentos sanitários, demonstrar capacidade de comunicação, limpar prataria, servir bebidas, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, limpar mesa, demonstrar proatividade, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, preparar canapés e amuse-gueules, informar previsão de tempo de espera, demonstrar equilíbrio emocional, repor aparadores e guéridons, demonstrar acuidade sensorial, substituir cobre-manchas, completar bufê, descrever pratos e produtos oferecidos, guardar louças, copos e/ou prataria, selecionar enxoval de copos, limpar bandejas e carrinho, tirar toalhas, servir sobremesas, demonstrar cordialidade, lavar utensílios, observar apresentação dos pratos, retirar restos de comida, receber contas, encaminhar pedidos para cozinha e bar, providenciar gelo, desmontar mesas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar criatividade, controlar acesso de pessoas, recepcionar cliente, decorar mesa, trabalhar em equipe, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, controlar sobras e perdas, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, preparar couvert, servir charutos, selecionar alimentos e bebidas, destinar o lixo, organizar espaço, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, demonstrar dinamismo, repor material de apoio, desmontar carrinho, selecionar produtos - limpeza e outros, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, fatiar carne - churrascaria, conferir ordem de serviço, secar louça e/ou prataria, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, substituir cinzeiros, abrir garrafa/lata, acompanhar cliente a mesa, separar lixo, forrar bandeja, inventariar bebidas consumidas, repor bebidas, guardar produtos, selecionar utensílios, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, fornecer informações ao cliente, fazer porções para viagem, limpar balcão e bancada, montar mesa, bandeja, balcão e bar, montar carrinho, servir pratos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, questionar as preferências do cliente, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, trazer conta, esterilizar instrumentos e materiais, limpar equipamentos, servir chá, licores e digestivos, destrinchar peixe, trabalhar sob pressão, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar discreção, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, atender reclamações do cliente, acomodar cliente, escolher louça, dobrar guardanapos, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, limpar o chão, dar sugestões, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar atenção focada, colocar bebidas para gelar, contornar situações adversas, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, demonstrar capacidade de organização.

Cargos e salários CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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