CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, agendar serviços, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais.

Atividades

transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar interesse, acolher o cliente e passageiro, demonstrar respeito mútuo, demonstrar pró atividade, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, participar de reuniões na troca de turnos, anotar telefonemas e recados, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar autonomia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar empatia, ouvir com atenção, fornecer informações meteorológicas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, receber pagamentos, verificar cadastro e reserva, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, oferecer auxílio para a bagagem, propor associação de programas de fidelidade, conferir idoneidade dos clientes, distribuir malotes, circular informações internas, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar paciência, organizar malotes, entregar o crachá de visitante na entrada, transmitir recados e fax, demonstrar espírito de equipe, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar conhecimentos de informática, anunciar a chegada do cliente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar eficiência, agir com bom senso, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, encaminhar o cliente para os diversos setores, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, imprimir relatórios de controle, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, organizar materiais de trabalho, averiguar horário de saída dos grupos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, interagir com os outros departamentos, demonstrar senso de organização, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, conferir documentos com identificação, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, identificar o espaço físico da empresa, coordenar equipe, emitir notas fiscais e recibos, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar entusiasmo, atender o cliente com informações precisas, efetuar acertos em contas, demosntrar iniciativa, pré-cadastrar o cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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