O que faz um Juiz do Tribunal Regional do Trabalho
Profissionais no cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho decidem conflitos individuais e coletivos em nome do estado, aplicando o direito a casos concretos, para isso, dirigem sessões e audiências judiciais, estabelecem critérios para a promoção da igualdade das partes, avaliam necessidade de provas para um julgamento seguro, decretam condenações ou absolvições em processos criminais, entre outras coisas, conciliam interesses, ouvindo e convocando as partes e propondo alternativas de acordo, efetivam o cumprimento das decisões, homologam situações não conflituosas, gerem atividades administrativas do judiciário, coordenam processo eleitoral, exercem atividades correlatas à função jurisdicional e organizam jurisprudência.
Condições de trabalho
Magistrados atuam na área da administração pública, defesa e seguridade social. A partir da segunda instância, executam suas funções em equipe, organizados em órgãos colegiados de pares. No caso dos juízes de direito, juízes federais e juízes-auditores federais da justiça militar, trabalham também de forma individual. O cargo de juiz eleitoral é transitório, sendo exercido por juízes convocados de diferentes instâncias. Nas comarcas de menor porte, o juiz local exerce também essa atividade.
Exigências do mercado de trabalho para Juiz do Tribunal Regional do Trabalho
O exercício do cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho ocorre por concurso público aberto a bacharéis em direito. A partir de mais de cinco anos, podem ascender à função de ministro de tribunal por indicação do presidente da república.
Funções do cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho
- estabelecer regras entre trabalhadores e empregadores no âmbito coletivo;
- determinar penhora de bens;
- determinar expedição de precatórios;
- ordenar remoção de bens;
- compilar jurisprudência;
- assegurar dignidade da pessoa humana;
- exercer consciência da cidadania;
- ouvir atentamente (saber ouvir);
- fazer cumprir a ordem dos precatórios;
- promover correições ordinárias e extraordinárias;
- decretar quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal de pessoas físicas e jurídicas;
- decidir sobre questões de proteção ao meio ambiente;
- administrar patrimônio público sob sua responsabilidade;
- ver mais...
Quanto ganha um Juiz do Tribunal Regional do Trabalho
De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho CBO 111320 no período de Julho de 2021 a Junho de 2022.
Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Juiz do Tribunal Regional do Trabalho.
Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.
Comente sobre Juiz do Tribunal Regional do Trabalho