CBO 5153-10 - Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, comunicar-se, desenvolver atividades sócio-educativas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais.
Atividades
trabalhar em equipe, participar da elaboração de questionários, estabelecer roteiro de visitas, demonstrar capacidade de compreensão, desenvolver dinâmica de grupo, dialogar com assistidos/usuários/educandos, participar da elaboração das normas, contornar situações adversas, monitorar comportamento, trocar experiências, apontar alternativas, permanecer em estado de alerta, dialogar com familiares e/ou vizinhança, desenvolver oficinas, conscientizar sobre riscos, demonstrar flexibilidade, preencher documentos, realizar atividades recreativas e esportivas, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, realizar visitas domiciliares, demonstrar persistência, analisar práticas, identificar público-alvo, realizar atividades artísticas, acompanhar reuniões sócio-educativas, alterar estratégias, encaminhar documentação oficial, percorrer perímetros e áreas, mapear perímetros ou áreas, definir metodologia de trabalho, demonstrar entusiasmo, demonstrar facilidade de comunicação, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, levantar dados estatísticos, respeitar diferenças, administrar conflitos, planejar eventos, buscar identificação e empatia, receber demanda espontânea, fazer devolutiva, estabelecer cronograma, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, analisar resultados, pesquisar histórico familiar, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, denunciar situação de risco, demonstrar pró atividade, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, exercitar atividade de escuta, aproximar-se dos assistidos/usuários, resgatar auto-estima, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, receber informações sobre violação de direitos, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, definir objetivos, construir hábitos, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, criar vínculos, avaliar ações, inspirar confiança, abrir procedimento de atendimento, verificar denúncias, definir rotina administrativa, receber pedidos de ajuda da família, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, agir sob pressão, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar coragem, avistar assistidos/usuários, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, resgatar assistidos/usuários/ internos, demonstrar auto-controle, definir metas, realizar atividades de lazer e cultura, notificar pessoas e entidades, demonstrar criatividade, aconselhar mudanças de comportamento, mapear público-alvo, tomar decisões, assumir riscos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, despertar esperança, definir estratégias, servir de exemplo, agendar visitas, despertar aptidões, habilidades, analisar casos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos.