CBO 5134-15 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
higienizar utensílios e equipamentos, preparar alimentos e bebidas (entradas, saladas, drinks etc), realizar serviço de vinhos, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, organizar o trabalho, servir o cliente, atender o cliente, demonstrar competências pessoais, desmontar praça.
Atividades
guardar louças, copos e prataria, observar a apresentação dos pratos, servir charutos, demonstrar senso de responsabilidade, encaminhar pedidos para cozinha e bar, controlar sobras e perdas, observar segurança do local de trabalho, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, limpar equipamentos, completar bufê, fazer porções para viagem, demonstrar cordialidade, questionar as preferências do cliente, desmontar o bufê (buffet), recepcionar cliente, inventariar o material (louças, pratarias, enxoval de mesa), dar sugestões, manter-se atento, servir café, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, demonstrar proatividade, acompanhar cliente à mesa, trazer conta, contornar situações adversas, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, controlar acesso de pessoas, repor aparadores e guéridons, demonstrar criatividade, servir bebidas, forrar a bandeja, selecionar talheres, secar louça e/ou prataria, fatiar carne (churrascaria), retirar restos de comida, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, servir vinho, fornecer informações ao cliente, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, desmontar carrinho, demonstrar capacidade de organização, trocar vinhos e copos de acordo com cardápio escolhido, decorar mesa, informar previsão de tempo de espera, verificar estoque de bebidas e alimentos, separar lixo, desmontar mesas, substituir cinzeiros, limpar mesa, mostrar rolha ao cliente, esterilizar instrumentos e materiais, substituir cobre-manchas, providenciar gelo, servir queijos, escolher louça, trabalhar em equipe, servir pratos, montar carrinho, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, checar pedido antes de servir, limpar balcão e bancada, participar de concursos, selecionar produtos (limpeza e outros), repor material de apoio (fazer ménage), cumprir normas e procedimentos sanitários, lavar utensílios, receber contas, inventariar bebidas consumidas, colocar bebidas para gelar, observar o ponto de cozimento dos alimentos, acomodar cliente, repor bebidas em geral, destrinchar peixe, recolher louça, talheres, copos e bandejas, montar a mesa, bandeja, balcão e bar, retirar louça e prataria da máquina de lavar, montar kits de descartáveis (guardanapos, talheres, sal), servir bandeja, limpar prataria, servir aperitivos, organizar estrutura de apoio (montar mise-en-place), demonstrar discrição, requisitar utensílios, equipamentos e produtos de limpeza, descrever pratos e produtos oferecidos, servir sobremesas, preparar ´sorbets´ e ´amuse-gueules´, dobrar guardanapos, arrumar o espaço, ouvir atentamente (saber ouvir), discriminar sabores, odores e cores, observar cumprimento das normas sanitárias, demonstrar equilíbrio emocional, destinar o lixo, selecionar copos, demonstrar dinamismo, servir chá, licores e digestivos, conferir ordem de serviço, verificar material de trabalho (utensílios e equipamentos), lidar com estresse, preparar ´couvert´, atender reclamações do cliente, selecionar alimentos e bebidas, guardar produtos, abrir garrafa, limpar bandejas e carrinho, trazer couvert, tirar toalhas, limpar o chão.