CBO 5134-05 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
Funções
montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, higienizar utensílios e equipamentos, realizar serviço de bebidas, atender o cliente, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, demonstrar competências pessoais, servir o cliente, organizar o trabalho, desmontar praça.
Atividades
fornecer informações ao cliente, tirar toalhas, tirar pedido, completar bufê, repor aparadores e guéridons, montar mesa, bandeja, balcão e bar, verificar lista de reserva, secar louça e/ou prataria, desmontar carrinho, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, contornar situações adversas, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, trabalhar sob pressão, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, descrever pratos e produtos oferecidos, controlar acesso de pessoas, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, ouvir atentamente - saber ouvir, esterilizar instrumentos e materiais, demonstrar criatividade, cumprir normas e procedimentos sanitários, fatiar carne - churrascaria, limpar equipamentos, demonstrar atenção focada, limpar balcão e bancada, demonstrar proatividade, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, desmontar o bufê - buffet, repor material de apoio, forrar bandeja, servir aperitivos, separar lixo, acomodar cliente, recepcionar cliente, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, servir charutos, montar carrinho, guardar produtos, montar cardápio harmonizado, servir café, repor bebidas, demonstrar capacidade de comunicação, encaminhar pedidos para cozinha e bar, servir bebidas, conferir ordem de serviço, abrir garrafa/lata, decantar vinho, observar ponto de cozimento dos alimentos, servir chá, licores e digestivos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, guardar louças, copos e/ou prataria, selecionar produtos - limpeza e outros, selecionar alimentos e bebidas, limpar bandejas e carrinho, dobrar guardanapos, contar número de couverts e refeições servidas, inventariar bebidas consumidas, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, organizar espaço, colocar bebidas para gelar, mapear mesa para entrega de pratos, receber contas, demonstrar capacidade de organização, dar sugestões, destrinchar peixe, servir queijos, acompanhar cliente a mesa, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, checar conta, demonstrar dinamismo, demonstrar discreção, limpar o chão, substituir cinzeiros, fazer serviço de réchaud, apresentar bebida para o cliente, decorar mesa, retirar restos de comida, selecionar utensílios, servir sobremesas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, limpar mesa, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, flambar sobremesas, pratos e bebidas, informar previsão de tempo de espera, checar pedido antes de servir, limpar prataria, desmontar mesas, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar cordialidade, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, controlar sobras e perdas, preparar saladas, escolher louça, atender reclamações do cliente, trabalhar em equipe, demonstrar acuidade sensorial, observar apresentação dos pratos, trazer couvert, preparar canapés e amuse-gueules, lavar utensílios, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, preparar couvert, trazer conta, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, questionar as preferências do cliente, servir pratos, selecionar enxoval de copos, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, providenciar gelo, substituir cobre-manchas, entregar cardápio, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, fazer porções para viagem, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, destinar o lixo, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal.