CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas.
Atividades
propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, acolher o cliente e passageiro, demosntrar iniciativa, coordenar equipe, solicitar o serviço de manobrista, registrar acompanhantes, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar autonomia, demonstrar espírito de equipe, demonstrar respeito mútuo, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar paciência, planejar o dia seguinte, demonstrar conhecimentos de informática, acionar alarme de segurança em caso de assalto, verificar mapa de internação cirúrgico, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, atender o cliente com informações precisas, averiguar agenda semanal de eventos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, avisar a enfermagem da chegada do paciente, anunciar a chegada do cliente, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, interagir com os outros departamentos, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, identificar o espaço físico da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar interesse, pré-cadastrar o cliente, emitir notas fiscais e recibos, oferecer transporte ao cliente, verificar o pedido de internação, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, ouvir com atenção, demonstrar entusiasmo, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, agir com bom senso, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, participar de reuniões na troca de turnos, acionar serviço de higienização, bloquear apartamento, transmitir recados e fax, demonstrar eficiência, anotar telefonemas e recados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, entregar o crachá de visitante na entrada, verificar cadastro e reserva, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, organizar malotes, encaminhar o cliente para os diversos setores, circular informações internas, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, distribuir malotes, pedir forma de garantia de pagamento, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, imprimir relatórios de controle, fornecer serviço de cofre, demonstrar senso de organização, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, organizar materiais de trabalho, oferecer auxílio para a bagagem, internar o paciente, imprimir listagem de pacientes internados, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar empatia, receber pagamentos.