CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, planejar o cotidiano, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança.

Atividades

interagir com os outros departamentos, encaminhar o cliente para os diversos setores, verificar cadastro e reserva, demonstrar espírito de equipe, averiguar horário de saída dos grupos, atender o cliente com informações precisas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar empatia, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, emitir notas fiscais e recibos, providenciar solicitações de reservas especiais, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar paciência, imprimir relatórios de controle, coordenar equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, conferir idoneidade dos clientes, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., distribuir malotes, participar de reuniões na troca de turnos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, ouvir com atenção, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar autonomia, efetuar acertos em contas, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar respeito mútuo, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, oferecer auxílio para a bagagem, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar senso de organização, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, receber pagamentos, demonstrar interesse, demosntrar iniciativa, demonstrar pró atividade, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar conhecimentos de informática, organizar materiais de trabalho, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, fornecer informações meteorológicas, organizar malotes, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar entusiasmo, transmitir recados e fax, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, anunciar a chegada do cliente, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar eficiência, pré-cadastrar o cliente, agir com bom senso, conferir documentos com identificação, circular informações internas.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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