CBO 4213-05 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4213-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Cobradores.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

preparar cobrança, atualizar cadastro, comunicar-se com devedor, registrar histórico da ação de cobrança, identificar cobranças indevidas, cobrar valores devidos, demonstrar competências pessoais, informar ao devedor.

Atividades

conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, demonstrar disciplina, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, emitir recibos, demonstrar segurança, contatar fiador ou avalista, demonstrar paciência, demonstrar objetividade, anexar documentos, identificar-se ao devedor, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, consultar informações cartográficas, demonstrar desinibição, apresentar para o devedor títulos devidos, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, realizar acordos com entradas simbólicas, avaliar estado físico do bem, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, levantar hipóteses de fraude, transmitir confiança, registrar ações realizadas no contato com devedor, negociar formas de pagamento com o devedor, elaborar relatório de encerramento da cobrança, consultar instituições públicas, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, demonstrar capacidade de negociação, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, analisar faixa de atraso, valor e região, elaborar itinerário de cobrança, verificar fatos geradores da dívida, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, localizar bens dados como garantia de dívida, analisar títulos e documentos de cobrança, verificar veracidade do comprovante do pagamento, verificar situação financeira do devedor, demonstrar capacidade de intuição, informar locais de pagamento, demonstrar perseverança, elaborar relatórios de prestação de contas, suspender cobrança até o prazo acordado, levantar informações sobre o devedor, analisar histórico creditício do devedor, demonstrar capacidade de persuasão, entregar comprovantes de recebimentos de valores, verificar prioridade do débito para o devedor, definir estratégias de cobrança, demonstrar dinamismo, lidar com conflitos, rastrear localização das mercadorias devolvidas, receber outros bens em troca das dívidas, encaminhar títulos ao cartório, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, demonstrar ambição, analisar razões da inadimplência, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, informar sobre campanhas de desconto, consultar instituições financeiras, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, fechar negociações com devedor, demonstrar polidez, definir data de promessa de pagamento, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade numérica, demonstrar postura profissional, manter privacidade da dívida com terceiros, recuperar mercadorias não pagas, demonstrar disposição para viagem, localizar o devedor pessoalmente, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, informar devedor sobre o débito, encaminhar processo ao departamento jurídico, agrupar documentos.

Cargos e salários CBO 4213-05 - Cobradores

Não há posts para exibir