CBO 4213-05 - Cobradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4213-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cobradores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cobradores CBO 4213-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4213-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Cobradores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
cobrar valores devidos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se com devedor, registrar histórico da ação de cobrança, atualizar cadastro, preparar cobrança, identificar cobranças indevidas, informar ao devedor.
Atividades
verificar situação financeira do devedor, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, consultar instituições públicas, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, verificar fatos geradores da dívida, demonstrar dinamismo, demonstrar desinibição, demonstrar segurança, contatar fiador ou avalista, elaborar relatório de encerramento da cobrança, levantar informações sobre o devedor, demonstrar objetividade, definir estratégias de cobrança, demonstrar paciência, anexar documentos, lidar com conflitos, demonstrar capacidade de intuição, consultar instituições financeiras, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, identificar-se ao devedor, consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor, informar sobre campanhas de desconto, localizar o devedor pessoalmente, consultar informações cartográficas, demonstrar ambição, rastrear localização das mercadorias devolvidas, demonstrar capacidade de negociação, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, receber outros bens em troca das dívidas, entregar comprovantes de recebimentos de valores, registrar ações realizadas no contato com devedor, demonstrar disposição para viagem, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, negociar formas de pagamento com o devedor, consultar guias de cep - código de endereçamento postal, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica, demonstrar polidez, localizar bens dados como garantia de dívida, apresentar para o devedor títulos devidos, informar devedor sobre o débito, elaborar itinerário de cobrança, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, elaborar relatórios de prestação de contas, fechar negociações com devedor, demonstrar disciplina, avaliar estado físico do bem, informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, levantar informações junto a vizinhança e local de trabalho, analisar razões da inadimplência, verificar prioridade do débito para o devedor, analisar títulos e documentos de cobrança, informar locais de pagamento, realizar acordos com entradas simbólicas, definir data de promessa de pagamento, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar perseverança, analisar histórico creditício do devedor, agrupar documentos, transmitir confiança, suspender cobrança até o prazo acordado, recuperar mercadorias não pagas, demonstrar habilidade numérica, analisar faixa de atraso, valor e região, levantar hipóteses de fraude, encaminhar títulos ao cartório, encaminhar processo ao departamento jurídico, emitir recibos, demonstrar postura profissional, demonstrar capacidade de observação, demonstrar capacidade de persuasão, verificar veracidade do comprovante do pagamento.