CBO 4211-20 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
prestar informações, comunicar-se, controlar numerários e valores, receber valores de vendas de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas.
Atividades
controlar estoque de materiais, demonstrar empatia, mostrar-se atencioso, consultar código de defesa do consumidor, encaminhar os clientes aos setores competentes, sangrar valores do caixa, oferecer produtos e serviços aos clientes, relacionar-se com urbanidade, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, informar documentação e normas para embarque, efetuar o fechamento do caixa, realizar pesquisa pós-venda, registrar entrada de numerário, atender as necessidades dos clientes, demonstrar agilidade, despachar encomendas, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, demonstrar paciência, demonstrar assiduidade, trabalhar em equipe, efetuar pedidos de materiais, abrir a bilheteria para informações ao público, efetuar troco, participar de cursos de treinamento, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, informar itinerários, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, contar numerário, manter sigilo profissional, informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem, vender produtos e serviços via telefone, efetuar sangria conforme limite, realizar pesquisa pré-venda, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, informar o horário de atendimento ao público, informar preço de passagem, embalar produtos vendidos, informar o local e horário das paradas, manter-se atualizado, organizar arquivos, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, orientar clientes via telefone, controlar fluxo de caixa, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem, preencher borderô, demonstrar eficiência, abrir o caixa, emitir cupom fiscal, demonstrar pontualidade, carimbar documentos e objetos, demonstrar fluência verbal, arquivar documentos e cupons fiscais, consultar os procedimentos e normas da empresa, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, emitir passagens, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, controlar a frequência dos funcionários, registrar entrada de produtos com valor de numerário, informar ao cliente o valor a ser pago, informar a capacidade de lotação, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, demonstrar honestidade, agir com ética, demonstrar conhecimentos de informática, informar as condições de pagamento, conferir cheques recebidos, demonstrar responsabilidade, preencher relatórios administrativos, anotar pedidos via telefone, informar horários de partida e chegada.