CBO 3541-45 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3541-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-45 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-45
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
concretizar vendas, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa.
Atividades
prever vendas, fazer itinerário de visitas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, preencher contrato, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, discutir estratégias com o superior, verificar prazo de entrega dos produtos, elaborar relatórios e estatísticas, checar irregularidades na entrega dos produtos, preparar cadastro de novos clientes, participar de lançamento de novos produtos, classificar clientes por faturamento, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar senso de organização, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), treinar novos funcionários, expor produtos em locais definidos pela empresa, identificar necessidades do cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, integrar novos funcionários, auxiliar na escolha dos produtos, enviar mala direta aos clientes, verificar opiniões do cliente, participar de palestras relacionadas a área, requisitar troca de produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, dar retorno das sugestões ao cliente, cobrar clientes inadimplentes, participar de reuniões, controlar vendas efetuadas, tomar decisões, verificar ficha cadastral do cliente, comunicar as transações realizadas, demonstrar capacidade de persuasão, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar características e benefícios do produto, definir estratégia de marketing, definir participação no mercado, contatar clientes, esclarecer dúvidas do pedido, enviar brindes ao cliente, encaminhar documentação do cliente, demonstrar criatividade, requisitar material de consumo, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar confiança, explicar formas de pagamento, trabalhar sob pressão, atender solicitação de clientes, definir autonomia para negociação, demonstrar capacidade de liderança, esclarecer dúvidas do contrato, demonstrar resiliência, calcular custo do produto, demonstrar habilidade de comunicação verbal, pesquisar ações dos concorrentes, visitar cliente pós-venda, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, filtrar informações para melhorar serviços, fornecer amostras, sugerir novos mercados consumidores, explicar objetivos da visita, consultar publicações técnicas, visitar área industrial da empresa, receber indicação de futuros clientes, cumprir cotas de venda do produto, estabelecer prazos de entrega dos produtos, verificar clientes inadimplentes, obter informações de pré-venda, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, requisitar material de divulgação, agendar horário, tirar pedidos de produtos, analisar potencial de clientes, participar de feiras relacionadas a área, renovar contratos, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de negociação, entregar produtos vendidos, discriminar tipos de produtos, participar de treinamento de técnica de venda, apresentar proposta ao cliente, emitir recibo de venda, trabalhar em equipe, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, transmitir pedido de venda ao escritório central, contornar situações adversas, demonstrar senso ético, receber pagamento do produto, apresentar tabelas de preços, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial.