CBO 2613-05 - Arquivistas e museólogos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2613-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de arquivistas e museólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Arquivistas e museólogos CBO 2613-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2613-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Arquivistas e museólogos.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

Funções

preparar ações educativas e/ou culturais, orientar a implantação de atividades técnicas, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, planejar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, conservar acervos, dar acesso a informação, administrar atividades patrocinadas, comunicar-se.

Atividades

planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos, coordenar as políticas públicas de arquivos, identificar fundos de arquivos, divulgar o acervo, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, desenvolver percepção aguçada, consultar normas internacionais de descrição arquivística, classificar documentos de arquivo, capacitar pessoal técnico-administrativo, ser meticuloso, preparar materiais, atividades e palestras para o público interno, planejar a ocupação das instalações físicas, definir migração para outro tipo de suporte, emitir certidões sobre documentos de arquivo, recolher documentos para guarda permanente, preparar material educativo, negociar recursos e patrocinadores, armazenar documentos/acervos, preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, realizar empréstimos de documentos e acervos, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, proceder com criatividade, construir estatísticas de freqüência e relatórios técnicos, representar oficialmente a instituição, assessorar a implantação de novas instituições, solicitar a contratação de serviços de terceiros, gerenciar atividades de consulta, elaborar tabelas de temporalidade, administrar prazos, classificar documentos por grau de sigilo, formar biblioteca de apoio às atividades técnicas, redigir a correspondência oficial, apresentar trabalhos técnicos e científicos, planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução, elaborar projeto para captar recursos, acompanhar a eliminação do documento descartado, levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos, atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente, participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, coordenar ações educativas e/ou culturais, codificar documentos de arquivo, evidenciar senso de organização, construir laudos/pareceres técnicos e administrativos, participar de conselhos profissionais, participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico, apoiar as atividades de consulta, estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo, estabelecer procedimentos de segurança do acervo, atualizar-se, solicitar compras de materiais e equipamentos, gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, estabelecer diálogo com usuário, descartar documentos de arquivo, considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos, proceder com flexibilidade, autenticar reprodução de documentos de arquivo, desenvolver acuidade espacial, transferir documentos para guarda intermediária, supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos, diagnosticar a situação dos arquivos, formular instrumentos de pesquisa, descrever o do documento - forma e conteúdo, gerir depósitos de armazenamento, registrar documentos de arquivo, solicitar manutenção de equipamentos, propor a criação ou alteração da legislação arquivística, sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos, planejar a alteração do suporte da informação, negociar parcerias e produtos, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, ministrar cursos e palestras, autorizar a eliminação de documentos públicos, gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente, executar o programa de gestão de documentos de arquivos, pesquisar materiais de conservação, identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos, identificar a produção e o fluxo documental, planejar a implantação de programas de gestão de documentos, orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos, supervisionar trabalhos de restauração, trabalhar em equipe, implantar procedimentos de arquivo, participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo, tomar parte da política de captação de recursos da instituição, proceder de acordo com códigos de ética da profissão, realizar pesquisa histórica e administrativa, planejar programas de conservação preventiva, realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados, conhecer a legislação da área de atuação, produzir normas e procedimentos técnicos, decidir o suporte do registro de informação, elaborar plano de classificação, monitorar as condições ambientais, preparar visitas técnicas, estabelecer plano de destinação de documentos, orientar estagiários, planejar ações educativas e/ou culturais, higienizar documentos/acervos, planejar sistema de recuperação de informação, diagnosticar o estado de conservação do acervo, prestar contas dos financiamentos, avaliar documentação, planejar sistemas de documentação museológica, desenvolver raciocínio lógico e abstrato, acondicionar documentos/acervos, monitorar programas de conservação preventiva, atender usuários, trabalhar interdisciplinarmente, ordenar documentos, elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado, definir a tipologia do documento, desenvolver ações educativas e/ou culturais, assessorar o projeto arquitetônico do arquivo, escrever trabalhos técnicos e científicos, manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres, participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros, participar de palestras, convênios e reuniões científicas, produzir vocabulários controlados/thesaurus, orientar a organização de arquivos correntes, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação.

Cargos e salários CBO 2613-05 - Arquivistas e museólogos

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