CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo.
Atividades
demonstrar flexibilidade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, observar desempenho das classes, intervir na aplicação de medidas disciplinares, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, criar mecanismos de participação/interação, emitir pareceres, avaliar desempenho profissional dos educadores, promover trocas de experiências, administrar tempo, demonstrar capacidade de observação, elaborar textos de orientação, respeitar as diversidades, compreender o contexto, formar equipes de trabalho, administrar demanda por vagas, fornecer subsídios teóricos, organizar reuniões com equipes de trabalho, equalizar informações, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, avaliar implementação de projetos educacionais, acompanhar produção dos alunos, demonstrar criatividade, avaliar instituição escolar, propor mudanças no projeto pedagógico, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, saber integrar as informações, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, organizar grupos de estudos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar da avaliação proposta pela instituição, analisar desempenho das classes, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, planejar reuniões com equipes de trabalho, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, dimensionar os problemas, levantar necessidades educacionais e sociais, traçar objetivos educacionais, administrar conflitos, avaliar desempenho das classes/turmas, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, contextualizar historicamente a escola, divulgar experiências pedagógicas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, publicar experiências pedagógicas, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, acompanhar trajetória escolar do aluno, trabalhar em equipe, pesquisar práticas educativas, participar de cursos, seminários e congressos, selecionar bibliografia, criar espaços de participação/interação, atuar em conselhos de classe e de escola, organizar encontros, congressos e seminários, estimular participação dos diferentes sujeitos, planejar ações de operacionalização, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, observar processo de trabalho no contexto escolar, assessorar trabalho docente, demonstrar pró-atividade, divulgar resultados de avaliação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, verificar cumprimento das metas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, construir instrumentos de avaliação, articular ação da escola com outras instituições, promover cursos, oficinas e orientação técnica, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, divulgar deliberações, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, traçar metas educacionais, detectar problemas educacionais, selecionar referencial teórico-científico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, propor soluções para problemas educacionais detectados, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, saber ouvir, caracterizar perfil dos alunos, produzir material de apoio pedagógico, elaborar relatórios, estruturar os tempos pedagógicos, construir sistema de avaliação, realizar entrevistas.