CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Atividades
equalizar informações, emitir pareceres, elaborar relatórios, respeitar as diversidades, organizar grupos de estudos, fornecer subsídios teóricos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, propor soluções para problemas educacionais detectados, trabalhar em equipe, compreender o contexto, planejar reuniões com equipes de trabalho, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, promover trocas de experiências, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar reuniões com equipes de trabalho, atuar em conselhos de classe e de escola, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, participar da avaliação proposta pela instituição, criar espaços de participação/interação, traçar metas educacionais, construir sistema de avaliação, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, realizar entrevistas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, caracterizar perfil dos alunos, analisar desempenho das classes, elaborar textos de orientação, estruturar os tempos pedagógicos, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, divulgar resultados de avaliação, selecionar bibliografia, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, acompanhar trajetória escolar do aluno, produzir material de apoio pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, administrar tempo, traçar objetivos educacionais, verificar cumprimento das metas, saber integrar as informações, levantar necessidades educacionais e sociais, observar processo de trabalho no contexto escolar, pesquisar práticas educativas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar encontros, congressos e seminários, detectar problemas educacionais, administrar demanda por vagas, demonstrar capacidade de observação, dimensionar os problemas, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, selecionar referencial teórico-científico, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, acompanhar produção dos alunos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, assessorar trabalho docente, demonstrar pró-atividade, avaliar implementação de projetos educacionais, administrar conflitos, planejar ações de operacionalização, avaliar instituição escolar, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, formar equipes de trabalho, contextualizar historicamente a escola, estimular participação dos diferentes sujeitos, propor mudanças no projeto pedagógico, avaliar desempenho das classes/turmas, publicar experiências pedagógicas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, saber ouvir, construir instrumentos de avaliação, criar mecanismos de participação/interação, participar de cursos, seminários e congressos, avaliar desempenho profissional dos educadores, demonstrar flexibilidade, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar criatividade, divulgar deliberações, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, articular ação da escola com outras instituições, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, observar desempenho das classes, divulgar experiências pedagógicas.