CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Atividades
administrar conflitos, divulgar deliberações, administrar recursos de trabalho, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, verificar cumprimento das metas, selecionar referencial teórico-científico, saber ouvir, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, administrar demanda por vagas, criar espaços de participação/interação, levantar necessidades educacionais e sociais, participar da avaliação proposta pela instituição, acompanhar produção dos alunos, divulgar resultados de avaliação, contextualizar historicamente a escola, demonstrar pró-atividade, organizar grupos de estudos, articular ação da escola com outras instituições, pesquisar práticas educativas, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, traçar objetivos educacionais, elaborar textos de orientação, planejar reuniões com equipes de trabalho, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, observar processo de trabalho no contexto escolar, caracterizar perfil dos alunos, demonstrar criatividade, construir instrumentos de avaliação, construir sistema de avaliação, analisar desempenho das classes, estimular participação dos diferentes sujeitos, divulgar experiências pedagógicas, organizar reuniões com equipes de trabalho, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, estruturar os tempos pedagógicos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, atuar em conselhos de classe e de escola, produzir material de apoio pedagógico, participar de cursos, seminários e congressos, administrar tempo, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, equalizar informações, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, detectar problemas educacionais, fornecer subsídios teóricos, participar das avaliações externas, avaliar implementação de projetos educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, demonstrar capacidade de observação, traçar metas educacionais, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, propor mudanças no projeto pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, emitir pareceres, respeitar as diversidades, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, demonstrar flexibilidade, selecionar bibliografia, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, trabalhar em equipe, avaliar desempenho das classes/turmas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, promover trocas de experiências, formar equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, realizar entrevistas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, dimensionar os problemas, organizar encontros, congressos e seminários, intervir na aplicação de medidas disciplinares, saber integrar as informações, avaliar instituição escolar, observar desempenho das classes, compreender o contexto, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, criar mecanismos de participação/interação, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, planejar ações de operacionalização, publicar experiências pedagógicas, acompanhar trajetória escolar do aluno, elaborar relatórios, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, avaliar desempenho profissional dos educadores, assessorar trabalho docente, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, organizar encontro de educandos.