CBO 2124-10 - Analistas de tecnologia da informação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2124-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de analistas de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Analistas de tecnologia da informação CBO 2124-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2124-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Analistas de tecnologia da informação.
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia.
Funções
prestar suporte técnico ao cliente/usuário, estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação, comunicar-se, elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação, projetar soluções de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, administrar ambiente de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, elaborar planejamento e execução de testes, desenvolver sistemas de tecnologia da informação.
Atividades
comparar alternativas tecnológicas, descrever processos - fluxo de atividades, documentar acordo de níveis de serviço - sla, especificar a arquitetura dos sistemas, inventariar software e hardware, montar protótipo dos sistemas, acionar suporte de terceiros, configurar software e/ou sistemas operacionais, adequar soluções a necessidade do cliente, elaborar especificação técnica, elaborar caso de testes, avaliar desempenho do produto, analisar funcionalidade do produto, documentar estrutura da rede, apresentar alternativas de solução, escolher ferramentas de desenvolvimento e/ou de testes, interagir com áreas afins, demonstrar capacidade de resiliência, avaliar novas tecnologias, administrar perfil de acesso às informações, demonstrar capacidade de proatividade, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, divulgar documentação, realizar auditoria de sistemas, instalar software e aplicativos e/ou drivers, trabalhar em equipe, definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços, pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado, demonstrar capacidade de memorização, administrar ambiente operacional, participar da aprovação de infraestrutura, software e rede, elaborar diagramas - caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc., construir ambiente de teste, demonstrar capacidade de senso analítico, definir metodologias a serem adotadas, corrigir falhas nos sistemas, documentar níveis de serviços, testar sistemas, realizar simulações em ambiente controlado, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de síntese, identificar necessidade do cliente, documentar capacidade e performance, especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional, documentar soluções disponíveis, estabelecer padrões de software, demonstrar capacidade de concentração, prestar consultoria técnica, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, divulgar solução, dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas, participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação, disseminar conhecimento, definir alternativas físicas de implantação, registrar ocorrências, demonstrar capacidade de iniciativa, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, demonstrar capacidade de flexibilidade, propor mudanças de processos e metodologias, controlar acesso aos dados e recursos, demonstrar capacidade de criatividade, elaborar propostas técnicas, demonstrar capacidade de raciocínio lógico, emitir pareceres técnicos, realizar revisões técnicas, demonstrar capacidade de organização, consultar fontes alternativas de informações, administrar recursos de rede, consultar documentação técnica, avaliar proposta de fornecedores, identificar falhas nos sistemas, implantar sistemas, monitorar performance dos sistemas, definir nomenclatura padrão, elaborar estudos de viabilidade técnica e/ou econômica, participar de fóruns de discussão, demonstrar empatia com público-alvo, elaborar relátorios técnicos, negociar alternativas com clientes ou fornecedores.