3 em cada 4 pessoas ganham até dois salários mínimos no mercado de trabalho brasileiro

Um quarto dos trabalhadores no mercado de trabalho brasileiro ganham entre 1 e 2 salários mínimos no Brasil. É o que mostra a pesquisa do Salario.com.br com dados de admitidos e desligados oficialmente pelo mercado de trabalho nos últimos oito meses.

3 quartos dos trabalhadores ganham até dois salários no mercado trabalho doBrasil

A pesquisa tem origem em dados oficiais do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e cálculos estatísticos da equipe do Salario.com.br que faz essa pesquisa regularmente.

No levantamento, foram utilizados somente dados salariais de profissionais admitidos e desligados das empresas no período entre novembro de 2018 e junho de 2019 e que tenham sido contratados em regime de jornada de trabalho integral, portanto excluindo aprendizes e trabalhadores horistas ou intermitentes.

A pesquisa também mostra que 4,81% dos trabalhadores recebem o equivalente a um salário mínimo mensal e menos de um porcento ganham mais de 10 salários mensais em média.

Confira as faixas salariais:

Um Salário Entre 1 e 2 salários Entre 2 e 5 salários Entre 5 e 10 salários Acima de 10 salários
4,81% 77,18% 13,03% 1,85% 0,70%

*valores arredondados

Como se pode ver, apenas 0,70% estão na faixa mais alta, os que ganham os melhores salários e menos de 5% ganham salário mínimo em média no Brasil.

Escolaridade maior é indicativo para salários mais altos

Formados na faculdade ganham mais que o dobro do salario no mercado de trabalho

Em pesquisa recente também foi possível verificar que quanto maior a escolaridade, maior a remuneração. Não que isso seja uma novidade, mas é notório que o abismo salarial entre os profissionais formados na faculdade e quem tem ensino médio completo ou menos tenha aumentado ao longo dos últimos levantamentos. A ponto de quase não haver diferença entre a média salarial de profissionais com ensino fundamental e com ensino médio.

Você pode conferir esse levantamento aqui: Formados na faculdade ganham mais que o dobro do salário no mercado de trabalho.

Com isso se você quer entrar no mercado de trabalho com um salário maior, é melhor dar uma olhada em opções de cursos superiores ou pelo menos algum curso técnico para melhorar a sua qualificação.